A Parlasul – Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul se reúne amanhã (10/2) para votar dois acordos. Um cria o Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul e outro refere-se a serviços aéreos entre Brasil e Uruguai. Os parlamentares também votarão a proposta de calendário de atividades do Parlasul para o primeiro semestre de 2010.
O acordo de criação do comitê veterinário (Mensagem 669/07) foi assinado pelos quatro países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), além da Bolívia e do Chile. O comitê será criado dentro do CAS – Conselho Agropecuário do Sul para coordenar ações regionais de prevenção de riscos sanitários que possam afetar a comercialização de animais e subprodutos, como leite e carne. O relator da proposta, deputado Germano Bonow (DEM-RS), apresentou parecer favorável.
Serviços aéreos
Já o acordo de serviços aéreos entre Brasil e Uruguai (Mensagem 405/09) tem como objetivo facilitar o comércio, o turismo e a cooperação entre os dois países. Segundo o acordo, as empresas aéreas designadas pelos governos brasileiro e uruguaio poderão sobrevoar os territórios dos dois países e fazer escalas para fins não comerciais e para embarques e desembarques de passageiros, cargas e correios. O relator, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), apresentou parecer pela aprovação do acordo.
A reunião ocorrerá às 14h30, na sala 19 da ala Alexandre Costa, no Senado Federal.
Fonte: Portal do Agronegócio (acessado em 09/02/10)