Poderosa é uma ovelha da raça santa inês que, em gestação anterior, já havia surpreendido o dono do sítio quando deu cria a três filhotes, feito que não é comum.
Recentemente, o animal ficou prenhe novamente e o produtor rural Álvaro Massei esperava que a façanha se repetisse, mas um novo recorde foi batido para o espanto de todos. Dos cinco filhotes, um não resistiu e morreu, mas os quatro sobreviventes são tratados com muito carinho.
Poderosa não consegue alimentar sozinha os quatro carneirinhos. Por isso, Álvaro dá uma forcinha. De duas em duas horas, ele prepara uma mamadeira reforçada.
Na faculdade de medicina veterinária da Unesp de Botucatu, um rebanho está confinado para a realização de estudos. O objetivo é ampliar o número de cordeiros em cada gestação, mas Poderosa, mesmo sem ajuda da ciência, surpreendeu os pesquisadores. “A raça santa inês tem a característica de ser prolífera, então frequentemente são realizados partos duplos, mas o fato de uma cria ter cinco cordeiros chama atenção por ser bastante raro”, explica o veterinário da Unesp Sony Bicudo.
Fonte: Globo Rural (acessado em 17/10/2011)