Uma pesquisa realizada pela Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta) constatou uma situação preocupante: a resistência de vermes de ovinos aos vermífugos utilizados atualmente no Estado de São Paulo está aumentando consideravelmente. O trabalho será apresentado nesta semana no XVI Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária, que será realizado em Campo Grande (MS).
Em algumas propriedades, os pesquisadores constataram que rebanho tem pouca ou nenhuma opção de uso de vermífugos. Por isso, segundo eles, é preciso realizar o teste de redução de OPG para constatar qual vermífugo está agindo com mais eficácia. Após a escolha do produto, ele deve ser utilizado o mínimo possível, para evitar a seleção de vermes resistentes.
Para combater os parasitas, o produtor pode ainda implantar outros métodos na propriedade, como rotação de pastagens e boa alimentação ao rebanho. Outra opção de controle é aplicar o método Famacha®. Para apresentar essa e outras formas de combrate a parasitas em ovinos, o Instituto de Zootecnia realiza, no dia 5 de novembro, o II Workshop Alternativas de Controle da Verminose em Pequenos Ruminantes. Para mais informações sobre a programação e as inscrições, acesse o site www.infobibos.com.br/verminose
Fonte: Instituto de Zootecnia