As mulheres da Medicina Veterinária e da Zootecnia são o destaque da última edição da Revista CFMV. Com apoio das comissões assessoras do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a publicação de número 58 traz um especial com informações sobre o número de profissionais atuantes nas duas áreas e seu vertiginoso crescimento. Como vem ocorrendo também em outros setores do conhecimento, atualmente, as médicas veterinárias e zootecnistas compartilham um espaço que já foi bastante restrito a elas.
Na Medicina Veterinária, desde a década passada, o número de mulheres inscritas, por ano, no Sistema CFMV/CRMVs é maior que o número de homens. No acumulado, até janeiro de 2013, elas somavam 52.218 inscrições primárias. Na Zootecnia, o crescimento da participação das mulheres também é uma realidade. Nos dois últimos anos, 41% das inscrições primárias foram do sexo feminino. Elas somam 4.238 inscrições primárias no Sistema CFMV/CRMVs.
O especial das mulheres na Revista CFMV traz, ainda, artigo sobre a grande sensibilidade delas em relação ao bem-estar animal e à trajetória feminina nos cursos de Medicina Veterinária.
Outros temas
Também nas páginas da revista CFMV, um artigo recheado de números e informações traça o panorama do ensino da Medicina Veterinária no Brasil. Uma reportagem especial traz a história e o exemplo de Kenji Oikawa, médico veterinário que transformou a realidade na Amazônia lançando mão da educação ambiental. A publicação, ainda, apresenta um texto sobre os desvios extra-hepáticos pouco diagnosticados e uma análise crítica sobre o uso da transgenia.
O combate ao tráfico de animais selvagens também é um tema especial abordado na edição 58 da Revista CFMV. A matéria traz um esboço dos números da contravenção e lembra que o Conselho Federal promove este ano uma campanha para conscientizar e mobilizar os brasileiros sobre os danos causados pelos traficantes e receptores de animais roubados da fauna do País.
A Revista CFMV tem tiragem de 95 mil exemplares e é enviada a todos os profissionais cadastrados no Sistema CFMV/CRMVs. Para recebê-la gratuitamente, os profissionais registrados precisam manter seus endereços atualizados no Conselho Regional de sua jurisdição. Estudantes podem fazer a assinatura pelo site www.cfmv.gov.br.
Fonte: Portal do CFMV (acessado em 23/05/2013)