Revista Higiene Alimentar completa 30 anos

A Revista Higiene Alimentar comemora seu trigésimo aniversário de distribuição ininterrupta. Com o objetivo de ser um aporte bibliográfico para a área de alimentos, propiciando o espaço para a divulgação do trabalho dos pesquisadores e servindo os profissionais com os instrumentos indispensáveis à evolução da empresa alimentar, o periódico foi criado em 1985 e desde então já publicou cerca de 5.200 trabalhos científicos de autores brasileiros e estrangeiros.

Publicada pela primeira vez em setembro de 1985 com 80 páginas, atualmente a revista traz 200 páginas de trabalhos inéditos e notícias do setor de forma independente, seguindo a mesma diretriz e estrutura de revistas científicas como a Science e a Nature. “A Higiene Alimentar é uma revista pioneira e de suma importância para a classe médica veterinária”, afirma o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga.

Ex-presidente do CRMV-SP, professor aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) e editor da revista, o médico-veterinário José Cezar Panetta conta que criou a Higiene Alimentar quando ainda era professor da FMVZ-USP após identificar a carência que existia por publicações na área de alimentos, assim como de pesquisas e trabalhos publicados que servissem de instrumento para o desenvolvimento de novos trabalhos neste segmento.

De acordo com Panetta, a revista também foi uma forma de mostrar o trabalho desenvolvido por médicos-veterinários na alimentação humana. “Precisa-se entender que a Medicina Veterinária não é apenas a clínica de pequenos animais. Toda a parte de alimentação de proteína animal é de responsabilidade dos médicos-veterinários.”
No periódico são publicados, bimestralmente, artigos, pesquisas e informações acerca do mercado nacional e internacional de alimentos, em seus mais diversos aspectos, como sanitário, tecnológico, social, político, ambiental e humanístico.

“São pesquisas originais de várias universidades e institutos de pesquisas e cujos autores são médicos-veterinários especializados em alimentos. Além disso, contamos com um Comitê Editorial que julga os trabalhos recebidos antes da divulgação”, explica Panetta.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed