Rio Claro inaugura, nesta sexta-feira (15), o Centro Cirúrgico do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Com o funcionamento do Centro Cirúrgico, a prefeitura vai dar início à castração gratuita de animais na cidade. Estimativas dão conta de que existam 35 mil cães e oito mil gatos no município. O objetivo principal é controlar a população de animais e obter resultados também na redução de zoonoses. A ação também deve reduzir os casos de maus tratos a cães e gatos.
As cirurgias serão direcionadas inicialmente aos bairros mais distantes do Centro, onde há maior número de cães e gatos soltos nas ruas. “Posteriormente, vamos incluir outros bairros, mas sempre priorizando áreas onde se concentram pessoas mais carentes, que não têm como castrar seus animais de companhia em clínicas particulares”, explica o secretário de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.
O Centro Cirúrgico funcionará das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. “A meta é castrar cem animais por mês, entre cães e gatos, machos e fêmeas”, afirma o coordenador do CCZ, Josiel Hebling.
Fonte: Canal Rio Claro (acessado em 14/04/2011)