A médica-veterinária será lembrada por seu trabalho pelo controle da Raiva
A conferência Rabies in the Americas XXVIII (RITA), reunião internacional de debates sobre o controle da Raiva que este ano acontece no Canadá, renderá uma homenagem in memoriam à Dra. Maria de Lourdes Aguiar Bonadia Reichmann, em reconhecimento à grande contribuição da médica-veterinária para o controle da zoonose em todo o País. A menção solene será feita na abertura do evento, que será que realizado de 22 a 27 deste mês.
A Dra. Maria de Lourdes exercia o cargo de membro efetivo da Comissão Técnica de Saúde Pública Veterinária do CRMV-SP, que em setembro deste ano, três meses após o seu falecimento, também homenageou a grande profissional, durante as comemorações do Dia do Médico-veterinário.
“Ela foi uma profissional muito empenhada e fez um trabalho de enorme importância no âmbito da saúde pública”, afirma a médica-veterinária Ivanete Kotait, presidente do Comitê Internacional da RITA nas Américas.
Ivanete frisa que São Paulo foi uma das primeiras capitais da América Latina a controlar a Raiva, o que foi possível, em grande parte, pela atuação da Dra. Maria de Lourdes. “Sua participação na criação do CCZ [Controle de Controle de Zoonoses] foi ativa e o órgão se tornou uma referência para cidades de todo o Brasil”, comenta a presidente do Comitê Internacional da RITA nas Américas, que também destaca a participação da Dra. Maria de Lourdes na construção de CCZs em diversos estados brasileiros.
Filho da homenageada e também médico-veterinário, Carlos Eduardo Reichmann Filho ressaltou que sua mãe é merecedora do reconhecimento por sua dedicação ao trabalho de combate a Raiva em todo o País.
“É uma honra para mim, que sou filho. Além disso, posso dizer que ela queria muito que os médicos-veterinários fossem mais valorizados por sua atuação no âmbito da saúde pública. Creio que ela ficaria muito feliz se estive entre nós para receber a homenagem”, disse Reichmann Filho.
RITA
A conferência é um evento anual que é realizado desde 1990. A reunião oferece uma oportunidade para pesquisadores, profissionais de saúde, gerentes internacionais, nacionais e locais de programas de raiva, biólogos da vida selvagem, pessoal de laboratório e outras pessoas interessadas em promover o conhecimento da vigilância, prevenção e controle da raiva, conhecerem-se e compartilhar seus sucessos e também para discutir os desafios a serem enfrentados.
Em 2016, o evento foi sediado no Brasil, no Estado do Pará. A próxima edição no País será em 2020.
Saiba mais em www.RITAConference.org.