Quando falamos em bicho de estimação, muitas pessoas logo pensam em cachorro ou gato. Mas há outras opções de pets que se adaptam muito bem ao cotidiano de quem vive em uma grande metrópole e, principalmente, em apartamentos. Os roedores se encaixam nesse perfil, pois são pequenos, não latem e não precisam de muito espaço.
Um bichinho que está fazendo cada vez mais sucesso na cidade de San Mateo, na Califórnia (EUA), é o coelho. Além das vantagens acima, ele é ainda considerado um eco-pet. Afinal, eles comem com prazer os restos de verduras e legumes que iriam para o lixo da sua cozinha e as fezes dos pets ainda podem ser usadas para adubar jardins, ou vasinhos de plantas.
Alguns proprietários revelaram que até mudaram os hábitos alimentares por conta dos bichinhos. “Meu estilo de vida ficou muito mais saudável desde que eu ‘adotei’ alguns coelhos”, declarou Jennifer Lee, voluntária da Peninsula Humane Society & SPCA, em entrevista ao Mercury News. “Como passo mais tempo na seção de vegetais do supermercado, eu acabo comprando mais vegetais e frutas para mim. Às vezes, quando os coelhos estão comendo suas saladas, eu acabo sentando no chão e como a minha salada com eles”.
Jennifer ainda enumera outras vantagens. Os coelhos se adaptam facilmente em apartamentos, podem ser treinados para usar a caixa de areia, como os gatos, e podem fazer companhia por muitos anos.
Mas antes de sair de procurar um, saiba que não basta apenas jogar umas folhas de alface e deixá-lo trancado dentro do apartamento. Esse bichinho, como outro qualquer, precisa de cuidados, pois são delicados. Exercícios, estímulos mentais, sociabilização e, claro, acompanhamento veterinário são fundamentais.
Caso fique trancado, sem os itens citados acima, o roedor pode ficar depressivo e isolado, e sua longevidade pode ser reduzida para apenas um ano. Já em um ambiente mais favorável, de preferência ao ar livre, vivendo como um membro da família, um coelhinho pode alcançar facilmente 8 ou 10 anos de vida.
Mas se você tem filhos, esse pet não é a melhor companhia. Coelhos ficam inseguros quando são carregados ou ‘apertados’ e crianças costumam não entender esse aspecto. Além disso, eles se assustam facilmente e ficam estressados com gritos.
Fonte: PetMag (acessado em 23/02/10)