Rússia segue reduzindo a importação de todos os tipos de carne

Dados do Ministério da Agricultura da Rússia coligidos e divulgados pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) revelam que o governo russo vem, efetivamente, mantendo a produção animal (ou a agropecuária) entre suas grandes prioridades. Além disso, permanece firme na meta de reduzir as importações de carnes para um quarto (25%) do consumo interno total, contra mais de um terço em 2008.
Os números do primeiro semestre de 2009 apontam nessa direção. Indicam, por exemplo, que a importação de carnes avícolas (essencialmente, a de frango) sofreu um recuo de 38% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a das demais carnes recuou quase 28%.
Dessa forma, o volume de carnes avícolas – que em 2005 correspondeu a mais da metade (51%) de todas as carnes importadas pela Rússia e que nos seis primeiros meses do ano passado representou não mais do que 45% do total – neste ano está reduzido a apenas 41% do total importado.
O mesmo USDA estima que neste ano o consumo de carnes avícolas dos russos deve aumentar cerca de 2% em relação a 2008 e chegar aos 2,915 milhões de toneladas, com 96% desse volume correspondendo à carne de frango.
Tal demanda, diz o USDA, deve ser atendida com uma produção interna 11% maior que a do ano passado (cerca de 1,815 milhão de toneladas) e importações de 1,060 milhão de toneladas (980 mil toneladas só de carne de frango).
Mas, como se constata, essa projeção de importação não condiz com a meta do governo russo, pois corresponde a mais de um terço (36%) do consumo previsto. Assim, o mais provável é a importação, neste semestre, de um volume similar ao registrado no semestre passado, com um total anual da ordem de 725 mil toneladas – volume que, não por acaso, corresponde a 25% do consumo total previsto.
Neste caso, o recuo das importações – que no primeiro semestre ficou em 38% – pode chegar no ano aos 40%.

Fonte: Agrolink, acesso em 27/08/2009

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta de maio para palestras de liberação da cédula profissional
Homem e mulher felizes e com expressão de surpresa.
Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40