Saiba como acostumar cães que ficam estressados durante o banho

Há cães que odeiam tomar banho, talvez porque a primeira experiência não traga uma boa recordação. Com isso, sofrem e chegam a ficar estressados. O motivo pode ser medo de água ou de barulho de secador.

Vamos dessensibilizar

Dessensibilização significa fazer associações positivas para algo que é desagradável ao cão. O treino consiste em mostrar e ensinar a ele que o banho é um momento bom, oferecendo coisas gostosas, como petiscos, carinho e brincadeiras.

Entretanto, é preciso ter calma e muita paciência. Devemos respeitar os limites do animal para não traumatizá-lo ainda mais. Pense que o esforço valerá a pena, pois seu cão vai curtir esse momento.

Comece o treinamento em casa antes do banho de verdade, pois é importante dessensibilizar algumas etapas, como:

• o toque em todo o corpo do cachorro (ele pode não gostar quando for massageado com o xampu);
• entrar no banheiro ou box: se o cão já não gosta de entrar no banheiro, acostume-o bem antes do banho. Jogue petiscos e brinque com ele no local. É importante não forçá-lo. Aproveite para transformar a ida dele ao banheiro em um comando, como “banho”, e recompense-o bastante enquanto estiver lá dentro;
• mangueira do chuveiro: pode passá-la por todo o corpo do animal;
• barulho do chuveiro: ligue, recompense e desligue;
• barulho do secador: não coloque o jato direto no cachorro. Ligue e deixe o secador mais distante. Recompense e, aos poucos, faça a aproximação.

Importante: se em alguma dessas etapas o cão não tiver interesse pelo petisco, regrida o treino e vá mais devagar, pois ele pode ainda estar assustado e por conta disso, perde o apetite. Fique atento a esse sinal.

Hora do banho

Depois de dessensibilizar todas as etapas, vamos ao banho. Antes de qualquer coisa, proteja os ouvidos do seu animal com bolinhas de algodão e verifique a temperatura da água.

Comece com calma. Primeiro molhe as patas com a mangueira e associe com petiscos e carinho. Aproveite para bater um papo com ele. Aos poucos, aumente o estímulo de acordo com a aceitação do cão. Lembre-se: respeite os limites do animal.

Não prolongue muito, procure fazer os primeiros banhos mais rápidos.

Tire todo o excesso da água com a toalha e deixe o cão se chacoalhar. Depois, use o secador com uma distância maior e aproxime aos poucos. Recompense-o durante a secagem.

Quando o banho em casa estiver tranquilo, leve-o ao pet shop e converse com o proprietário do estabelecimento sobre o treino que foi feito, assim o trabalho poderá ser prosseguido e logo mais o banho será algo normal ao seu cão.

Não esqueça, ao final do banho, de recompensá-lo pela obediência.

Fonte: R7/Blog do Dr. Pet (acessado em 09/12/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40