Saiba como controlar o peso de seus animais de estimação

Os mimos na alimentação do animal de estimação, como dar carne ou pão, podem até agradar, mas muitas vezes resultam em uns quilinhos a mais. A obesidade em animais, apesar de não causar tanta preocupação aos donos, pode acarretar em sérios riscos à saúde do cão ou gato. Aliado às porcarias ingeridas, o fato de muitos ‘pais’ não levarem seus pets para passear nem brincar acabam deixando os bichinhos meio gordinhos, quando não obesos.

O ganho de peso se dá principalmente por causa da diferença entre a quantidade de calorias consumidas e gastas. Se o bichinho se alimenta bem, mas não gasta energia, ele pode ficar gordinho. Nos casos em que o animal queima bastante gordura, mas come muitas guloseimas, os quilinhos a mais também podem aparecer. Se ele só come besteiras e não se exercita, é provável que se torne obeso.

Aa obesidade pode trazer muitos problemas, como diabetes, câncer, doenças de pele e menor expectativa de vida, além de problemas cardiovasculares, articulares e respiratórios. Apesar dos possíveis danos, muitos proprietários acabam não reconhecendo o excesso de peso e não levam os animais ao veterinário.

Diagnóstico

Segundo a gerente do Departamento Técnico e Formulação Pet do Grupo Guabi, Karina Venturelli Gonçalves, identificar se o seu bichinho está gordinho é fácil. Nos animais de raça pura, as proporções entre peso, tamanho e idade do pet ajudam a diagnosticar se ele está ou não acima do peso. Já nos vira-latas, o método mais fácil para verificar a quantidade de gordura no corpo dele é passar a mão sobre o tórax e a musculatura abdominal. Se as costelas estiverem visíveis e a cintura estiver bem definida, sem gordura para apalpar, é sinal de que ele está muito magro. Se for possível apalpar as costelas e visualizar bem a silhueta da curvatura abdominal, significa que ele está no peso ideal. Se ao passar a mão sobre as costelas, não for possível sentir os ossos por causa da gordura que os encobre, ele deve estar acima do peso.

Tratamento

Para se certificar se o bichinho realmente está acima do peso e para garantir a eficácia no tratamento, é recomendável o acompanhamento veterinário. O profissional vai avaliar as condições de saúde do animal e passar as orientações necessárias à recuperação do pet.

O primeiro passo é cortar as guloseimas que o animal ingere, trocando inclusive o tipo de ração para uma que seja própria para o emagrecimento, com baixa quantidade de calorias, mas que não tenha defasagem em vitaminas e minerais. Esses alimentos ‘dietéticos’ têm também maior porcentagem de proteínas e fibras, que mantêm a massa magra e ajudam a eliminar as gorduras.

Os exercícios físicos complementam o tratamento. Mas é bom lembrar que, por o animal estar acima do peso, ele pode sentir dificuldades para longos passeios ou corridas. Por isso, se a língua estiver para fora, a respiração excessivamente ofegante e ele não quiser continuar, é preciso respeitar o limite do pet. O ideal é ir aumentando, aos poucos, a intensidade das atividades e continuar frequentando o veterinário para conferir os resultados.

Fonte: Click RBS (acessado em 14/09/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40