Saiba como ensinar os gatos a usar a caixa de areia

Já que os gatos não usam o banheiro da mesma forma que os humanos, é melhor saber como preparar o local em que eles farão suas necessidades. Quem ganha um animal de estimação deve ter em mente sempre o cuidado com a higiene da casa com a chegada do novo morador. Um dos principais cuidados é o banheirinho do pet.

Donos de gatos levam vantagem em relação aos de cães, por exemplo. É que eles são, em geral, treinados bem facilmente a fazer suas necessidades no mesmo local. Basta uma caixa cheia de areia ou de um material granulado especial, vendido em pet shops, para que o felino se alivie. Os gatos instintivamente cobrem as fezes e a urina após terminá-las. Por isso, não é preciso muito empenho para educá-los a ir ao banheiro.

Mesmo assim, deve-se ter em mente uma série de cuidados. Caso o animal não esteja acostumado à caixinha, há risco até mesmo de doenças intestinais, explica a médica-veterinária da Unesp Caroline Godoi Aoki. Locais barulhentos e muito movimentados ou com odores fortes, por exemplo, são evitados pelos bichanos.

Veja cinco dicas sobre o banheiro ideal dos bichanos:

* Escolha uma caixa retangular em que possa colocar areia dentro. Ela será o banheirinho do gato. Segundo Caroline, o ideal é comprar uma caixa grande para o animal sentir-se à vontade.

* As caixas devem ser colocadas em locais onde não há muita agitação. Assim, o gato se sente seguro para ir ao banheiro sem perigo de ser interrompido. O melhor é que fique longe das tigelas de ração e água. Evite também colocar perto de corrente de ar e de portas.

* Existem vários tipos de caixas e de areias, também chamadas de granulados, para você testar com o gatinho. Mas lembre sempre que eles se acostumam mais facilmente com o banheiro apresentado pela primeira vez. Por isso, evite trocá-los com frequência. Caso contrário, seu pet poderá sofrer de problemas intestinais.

* Mantenha a caixa higiênica sempre limpa, mas livre do cheiro de produtos de limpeza. Caso o ambiente esteja sujo, o gato irá procurar outro lugar para fazer as necessidades fisiológicas. Se estiver com cheiro de produtos de limpeza, ele vai se afastar, avisa a veterinária.

* O ideal é trocar a areia suja por outra limpa assim que o gatinho terminar suas necessidades. Mas, se não der, lave a caixa por, no mínimo, duas vezes por semana, com sabão neutro. Assim, seu gato sempre voltará ao mesmo banheirinho.

Fonte: R7 (acessado em 02/09/2011)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40