Saiba como escolher o melhor peixe para consumo

Saborosos e ricos em nutrientes, os peixes são alimentos delicados, seja frescos ou congelados. Por isso, é preciso ter cautela na hora de escolher o produto para evitar a contaminação por bactérias e outros agentes nocivos à saúde.

De acordo com a Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o peixe congelado ou refrigerado deve ser armazenado imediatamente na geladeira ou no freezer depois de adquirido pelo consumidor. Já o produto fresco deve ser consumido em, no máximo, 24 horas, mas também é preciso mantê-lo sob refrigeração. Outra preocupação é a contaminação cruzada, ou seja, usar a mesma faca para cortar diversos alimentos pode ser um risco a saúde. Abaixo, você encontra algumas dicas para encontrar peixes apropriados para o consumo.

Dicas a compra do peixe

Peixes Frescos

– Odor: O peixe tem odor característico (cheira a maresia).

– Aparência: Os olhos devem ser salientes, a córnea transparente e a pupila, negra e brilhante.

– Pele e Escama: A pele deve ser brilhante e com as escamas bem agarradas. A cor da pele deve ser viva, homogênea e com alguns reflexos. O muco-camada gelatinosa que cobre a pele deve ser aquoso e transparente.

– Membrana: Trata-se de uma pele interior que cobre a barriga do peixe e que deve aderir completamente à carne. Quando o peixe não está próprio para consumo, esta membrana separa-se da carne.

Peixes congelados

– Verifique se o produto está armazenado na temperatura de conservação informada pelo fabricante na embalagem. A embalagem deve estar bem fechada e conservada a, pelo menos, -18° C.

– Os produtos não podem estar amolecidos ou com acúmulo de líquidos, sinal de que passaram por um processo de descongelamento. A presença de gelo ou muita água indica que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente.

– Nunca devem ter as extremidades secas ou amareladas, indicador de desidratação, e deve estar duro como uma “barra de ferro”.

– Recomenda-se que o produto seja descongelado de forma correta (o chamado “descongelamento técnico”, ou seja, retirar o produto do freezer e deixá-lo descongelando na geladeira). Não se deve colocar o produto pra descongelar fora da geladeira e nem mergulhado em água. Quando descongelados, recomenda-se que sejam preparados imediatamente.

Fonte: 2PRÓ Comunicação

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40