Saiba como funciona o tratamento com células-tronco em animais

O tratamento com células-tronco em animais se assemelha ao dos seres humanos. O primeiro passo é a coleta de material de um tipo específico de célula, só encontrada na polpa do dente, na gordura da barriga e no interior dos ossos. O mais comum, como foi feito no primeiro caso de sucesso de Maringá, é a retirada de gordura da barriga.

Com o animal anestesiado, o material é extraído com uma agulha. Depois, passa por uma purificação para separar as células-tronco de outros produtos, como o colágeno. A seguir, é feito um cultivo das células-tronco para que elas se multipliquem. Elas são colocadas em uma solução com nutrientes durante pelo menos três dias.

O tratamento começa para valer quando o veterinário aplica as injeções com a célula-tronco diretamente no órgão doente ou na parte do corpo machucada. Geralmente é preciso realizar de uma a três aplicações (nos casos mais complexos). Depois das aplicações, o animal passa por período de recuperação, em que as células-tronco começam a assumir o formato das células doentes no organismo, em um processo conhecido como ‘diferenciação’.

As células-tronco já diferenciadas vão recuperando o local doente, substituindo as células doentes e regenerando a saúde do animal. O processo de cura não é demorado. Dependendo do tipo de doença, o efeito da cura pode ser observado poucas horas depois da aplicação das células-tronco. De acordo com os veterinários, machucados como fraturas podem ser curados completamente em apenas dois meses após o término do tratamento.

Fonte: O Diário de Maringá (acessado em 19/12/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40