Ter animais em casa é um prazer, mas como a maioria das coisas boas da vida, tem um custo. Os móveis são os primeiros a sofrer com a presença dos pets e suas unhas afiadas. Segundo a médica veterinária Lilian Timm, normalmente o cão ou gato faz bagunça em casa porque está estressado.
“A primeira atitude deve ser passear com o pet várias vezes ao dia, principalmente os cachorros”, comenta. No mercado, existem produtos que promete afastar os animais, o chamado repelente de ambiente. O spray está disponível em várias marcas e custa, em média, 35 reais. O dono deve passar o produto nas áreas onde não quer a ação do cão ou gato que, com o tempo, perde o hábito.
Outro produto que também serve para evitar o estresse em gatos são os sprays ou difusores elétricos, que espalhados no ambiente, deixam o animal mais calmo, o que diminui a ansiedade em arranhar os móveis.
Lilian lembra que o cheiro de urina permanece no lugar marcado pelo animal desde a primeira vez e só sairá se forem usados produtos com cheiro forte, que prevaleçam sobre a urina. Enquanto o pet sentir o próprio cheiro, o local será seu banheiro particular.
A urina dos pets realmente mancha os tecidos. Portanto, nos sofás, a dica é usar tecidos mais resistentes e fáceis de limpar, como couro sintético ou capas plásticas. Couro e tecidos impermeáveis são bons para passar panos e escovas. No chão, tapetes de sisal são grandes amigos das unhas dos animais, mas dão trabalho para os donos na hora de limpar.
Cortinas também são alvo das unhas e até mesmo das escaladas dos gatos. Para reduzir o dano, opte por poliéster, mais fácil de limpar ou, em casos mais extremos, por instalar persianas.
Às vezes, é mais fácil o dono se enquadrar na rotina do seu pet, organizando a convivência da melhor maneira. “Uma cliente encheu o canto do sofá com brinquedos de borracha para afastar o cachorro e impedir que ele chegasse ali para fazer xixi”, diverte-se a veterinária. A criatividade também pode ser uma grande aliada nesses casos.
Fonte: Zero Hora (acessado em 19/01/11)