Saiba como transformar seu animal em um eco-pet

Nesse 22 de abril, comemorou-se o Dia da Terra. Além das festividades, esse dia é marcado por manifestações de conscientização ambiental, como a necessidade de energias renováveis, mudanças positivas na política climática, eficiência energética e a questão da sustentabilidade.

Pequenas mudanças na forma em que cuidamos dos nossos animaizinhos podem ser boas oportunidades de se envolver no movimento pró-ecológico. É possível tornar seu bicho de estimação um eco-pet. Se pensarmos que no Brasil existem cerca de 32 milhões de animais domiciliados, certamente este número deve causar um impacto no meio ambiente.

Se você está se perguntando o que podemos fazer para nos envolver com a sustentabilidade e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente mais saudável, aqui vão algumas dicas.

Brinquedos sustentáveis

Compre somente brinquedos feitos de materiais sustentáveis. Para gatos, bichos de pelúcia feitos de algodão orgânico preenchido com catnip (erva do gato) podem ser muito atraentes . Você também pode usar uma meia velha de algodão e enchê-la com a erva.

Fezes podem virar adubo

Quando for limpar a caixa de areia ou levar o seu cachorro para passear, em vez de jogar as fezes do seu animal no lixo, ou no vaso sanitário, pense em uma caixa de compostagem. Com essa caixa, o resíduo do animal passa por um processo biológico e é transformado por microorganismos em um material similar ao solo. Quando o composto estiver pronto para uso, ele pode ser utilizado como adubo para as plantas.

Ração sustentável

Neste ano, no Reino Unido, será lançada a ração sustentável para gatos. Ela terá o certificado do Marine Stewardship Council, órgão que fiscaliza a pesca sustentável. Assim, será possível evitar maus tratos com os peixes envolvidos no processo e repor na natureza os animais utilizados.

Camas de gato

Você pode fazer camas com palha de milho ou aparas de cedro para seu gato. Geralmente as aparas de cedro podem ser eliminadas com segurança no jardim.

Fraldas biodegradáveis

Existem fraldas feitas de plástico 100% biodegradável, para quem quiser passear com seu cãozinho e evitar que ele faça xixi em locais inadequados.

Roupas orgânicas

É possível encontrar roupas caninas feitas de tecidos orgânicos e reciclados.

Fonte: PetMag (acessado em 23/04/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40