Saiba como transportar animais de estimação em viagens nacionais e internacionais

Qualquer viagem, seja no próprio país ou no exterior, exige atenção e cuidado, principalmente quando se decide levar o animal de estimação. O Ministério da Agricultura sugere algumas precauções que devem ser tomadas na hora de transportar os pets:

* Programe a viagem com antecedência. Em alguns casos, como em época de férias, os documentos demoram a ficar prontos. Além disso, verifique se a raça do seu animal é permitida para embarque.

* Em viagens internacionais, é preciso obter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), emitido gratuitamente no Brasil. Para isso, basta comparecer a um Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em 106 postos distribuídos em aeroportos, portos e em postos de fronteira. É necessário levar o Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia, atestado de saúde do animal assinado por um veterinário, e a carteira de vacinação em dia, que deve acompanhar o dono do animal por toda viagem, além de outros documentos exigidos pelo país de destino.

* É preciso também pesquisar sobre as exigências feitas pelo país para o qual se deseja viajar. Cada lugar possui normas diferentes. Os documentos para entrar em um novo país são diferentes dos documentos de saída. Também é importante lembrar que a documentação precisa ser atual.

* O atestado de saúde do animal precisa ser emitido pelo veterinário em até três dias antes da visita a uma unidade do Vigiagro.

Segundo informações do Ministério da Agricultura, para viagens nacionais, o proprietário do animal deve sempre ter em mãos o comprovante de vacinação contra raiva para cães e gatos com idade superior a quatro meses assinado pelo veterinário e o atestado sanitário.

Para mais informações, acesse o site do Ministério da Agricultura

Fonte: Globo Rural (acessado em 16/01/2012)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br