Saiba os perigos da ingestão de chocolate por pets

Reações de cães e gatos vão desde vômito até estado de coma e óbito
Apex/CRMV-SP

Um dos símbolos comerciais da Páscoa, o ovo de chocolate pode ser a alegria de crianças e adultos, mas deve ser mantido bem longe dos pets. Isso porque o chocolate possui substâncias tóxicas para cães e gatos, que podem provocar quadros graves e comprometer a vida dos animais.

De acordo com a médica-veterinária Carolina Filippos, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o cacau contém teobromina e cafeína, substâncias com alto poder estimulador, um risco para os pets.

“A teobromina é a mais tóxica e pode permanecer até seis dias no organismo do animal, causando vômito, diarreia, febre, convulsão e, em casos mais graves, pode haver coma e levar ao óbito”, alerta Carolina.

Quanto mais elevado o teor de cacau no chocolate, mais tóxico ele é para os animais, observa a médica-veterinária. Segundo ela, os pets idosos, filhotes e de raças de pequeno porte são os mais vulneráveis aos riscos de intoxicação. “Para um animal de dois quilos, por exemplo, uma barra de 100 gramas de chocolate pode ser letal”, afirma Carolina.

O chocolate branco também é proibido, pois possui teobromina e grande quantidade de gordura, que pode causar gastroenterite

A família toda deve ficar atenta

Os tutores, portanto, não devem baixar a guarda com relação aos ovos, bombons e outros itens feitos de chocolate. “O odor ou mesmo a embalagem podem atrair os animais, que não medirão esforços para farejar e ingerir o chocolate”, alerta o médico-veterinário Yves Miceli de Carvalho, presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal (CTNA) do CRMV-SP.

Os profissionais orientam que todos os membros da família, inclusive as crianças, fiquem atentos para não deixarem pedaços e sobras de chocolate sobre a mesa e recolherem rapidamente caso caia uma quantidade, mesmo que pequena, no chão.

Se houver ingestão, o que fazer?

Em caso de ingestão acidental do chocolate, os sintomas não serão imediatos. Eles poderão iniciar após seis a 12 horas. “Nestes casos, o animal deve ser levado o quanto antes a uma clínica médica-veterinária para o atendimento adequado”, recomenda Carvalho.

Uma das reações é a hemorragia intestinal. O tutor pode perceber o problema com a ocorrência de sintomas como vômito, diarreia com sangue fresco e diminuição do apetite. “Se a ingestão for recente, é indicada a indução do vômito e até lavagem estomacal. Mas os procedimentos devem ser feitos por um médico-veterinário”, explica Carolina.

Outros alimentos tóxicos

Outros produtos relacionados à Páscoa, além do chocolate, também integram a lista de alimentos proibidos para os animais. Tenha muito cuidado ao manusear temperos, como alho e cebola. Eles afetam as hemácias dos animais e podem gerar sérias complicações, se ingeridos em grande quantidade.

Carvalho aconselha ainda não oferecer frutas como uva e abacate. “Eles têm elementos tóxicos e causam vômitos, diarreias e problemas respiratórios”. Já o peixe, prato tradicional nos almoços de Páscoa, pode ser consumido pelos animais, mas em pequenas quantidades, desde que esteja cozido, sem espinhas e sem temperos ou condimentos.

Tutor não deve compartilhar alimentos com o pet.

O ideal é restringir aos animais a alimentação que foi feita para eles

(Carolina Filippos)

Nota de pesar - João Henrique Bispo de Oliveira
Nota de pesar: Prof. Dr. Raul José Silva Girio
A imagem mostra um martelo da Justiça em destaque e ao fundo livros abertos
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.