São Caetano é a primeira cidade da região metropolitana a realizar um Censo Animal no município a partir de pesquisas com as famílias cadastradas em programas sociais da Prefeitura. A medida tem o objetivo de detectar residências que possuem cães e gatos, verificar a quantidade e as características para realizar a castração gratuita nos animais.
Os animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e os encaminhados pelas ONGs de proteção animal da cidade também serão castrados a partir da iniciativa. O bairro São José será o primeiro a contar com a ação.
Para que a medida tome ainda mais força, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da cidade está divulgando a iniciativa. Os profissionais visitam as residências para orientar as pessoas e alertar sobre a importância da posse responsável e do bem-estar dos animais.
A prefeitura de São Caetano também promove a campanha permanente de adoção de animais no CCZ da cidade. O horário de atendimento do local é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para adoção é necessário ter mais de 18 anos, levar RG, comprovante de residência e assinar o Termo de Posse Responsável.
Além disso, a população tem acesso às fotos e características dos animais que estão abrigados no CCZ pelo site da prefeitura.
Fonte: Diário do Grande ABC (acessado em 13/10/10)