A campanha municipal de vacinação contra raiva em cães e gatos teve início nesta segunda-feira (19/08), em São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação é gratuita e obrigatória, e ocorre até o dia 1º de setembro. Durante o período, 1,2 milhão de doses da imunização estarão disponíveis.
A vacina deve ser aplicada anualmente em animais acima de 3 meses de idade, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades não devem ser imunizados.
Na edição deste ano, a campanha contará com 2.108 postos volantes de vacinação, sendo 21 em endereços fixos. Os postos volantes funcionarão das 9h às 17h. Já os fixos, têm horários diferentes de atendimento. A relação completa dos locais e datas de vacinação, pode ser obtida no site da Prefeitura ou pelo telefone 156
.
Raiva
A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981, não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.
Recomendações para o dia da vacinação
– Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais ariscos.
– Gatos são naturalmente mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, a fim de evitar fugas ou acidentes.
– Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.
Fonte: Portal G1