São Paulo recebe a Feinco 2010 em março

É a vez dos pequenos. De 9 a 13 de março, a Feinco 2010 coloca quatro mil cabeças de cabras e ovelhas no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. De 20 raças diferentes, elas pertencem a mais de 500 criadores de vários estados.

“O sucesso da Feinco foi tamanho que nós tivemos de reservar um espaço de 50 mil metros quadrados neste ano. Em 2009, o evento ocupou 30 mil metros quadrados”, diz Décio Ribeiro dos Santos, diretor do Agrocentro, grupo que promove a exposição.

A criação de ovinos e caprinos no país experimenta um avanço de fôlego nos últimos anos. Para se ter idéia, a Feinco começou há cinco anos reunindo pouco mais de magras 100 cabeças. Saltou para quatro mil. A primeira versão foi um pouco desacreditada. Talvez até seus promotores não esperassem o salto dessas atividades.

O consumo de carnes aumentou bastante, principalmente no Estado de São Paulo, e movimentou outras regiões tradicionais, como no Nordeste, o qual passou a suprir o mercado paulista. A raça ovina Dorper, por exemplo, vinda da África do Sul, cresceu inacreditáveis 900% no Brasil em um tempo exíguo – três anos.

A carne, outrora restrita a um nicho mais sofisticado, hoje pode ser encontrada, em número reduzido, até nas gôndolas de supermercados. Essas são as raças que serão julgadas em São Paulo: Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Merino Australiano, Bergamácia, Romney Marsh, Border Leicester, Lacaune, Karakul, Texel, Dorper, Poll Dorset, Hampshire Down, Crioula, Bôer, Saanen, Alpina, Anglo Nubiana, Toggenburg.

Se o leitor não tem interesse na criação de bodes e de carneiros, vale a pena ir à Feinco para constatar o quanto a criação evoluiu no país. Além da docilidade dos animais, que as crianças adoram.

Em 2009, havia uma baia na qual o movimento era intenso e permanente. Crianças pulavam de alegria ao seu redor. É que dentro dela estava Dengoso, um vistoso bode de 80 quilos e de chifres colossais. Na realidade, um “superbode”, pois Dengoso produziu duas mil doses de sêmen somente de setembro a dezembro de 2008. Foi uma festa.

Fonte: Globo Rural (acessado em 29/01/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40