São Paulo vacina contra febre aftosa quase 100% do rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de idade

De acordo com o Mapa, os resultados do Pnefa despertaram o interesse da Índia; técnicos brasileiros iniciaram a elaboração de acordo de cooperação técnica entre os dois países
Comunicação CRMV-SP (com informações do Mapa)
Foto: Seapec / Fotos Públicas

O Estado de São Paulo imunizou 4.404.711 bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade contra febre aftosa, no segundo semestre de 2019. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no dia 28/01.

O número representa uma cobertura de 99,58%, uma vez que, dos 10.412.592 animais existentes no Estado, 4.423.365 deveriam receber a vacina nessa fase do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa).

Já no Brasil, 98,35% do rebanho bovino e bubalino, com até 24 meses de idade, foram imunizados, o equivalente a 84,13 milhões de animais. Os números finais dessa etapa (segundo semestre de 2019) podem ter alterações, pois ainda não foram considerados os dados da Bahia. O sistema do Estado apresentou problemas técnicos e os dados consolidados serão enviados ao Mapa, até o próximo dia 31.

Em 24 estados e no Distrito Federal, todos os animais jovens (até 24 meses de idade) devem ser vacinados no segundo semestre de cada ano. No primeiro semestre, são vacinados os animais de todas as idades. Atualmente, o rebanho bovino e bubalino brasileiro é de 215,57 milhões de cabeças.

Cooperação técnica

De acordo com o Mapa, os resultados do Pnefa despertaram o interesse da Índia, que tem o maior rebanho bovino do mundo, mais de 400 milhões de bovinos e bubalinos. Na última semana, técnicos brasileiros iniciaram a elaboração de um acordo de cooperação técnica na área de febre aftosa, como forma de troca de experiências e conhecimento técnico entre os dois países.

Ficou agendada, para maio deste ano, a vinda de autoridades da área sanitária indiana ao Brasil, para conhecerem o PNEFA, o parque industrial brasileiro de produção de vacina, laboratórios federais de controle de vacina e diagnóstico de febre aftosa, além de atividades de vigilância.

cattle-930824_1280
Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
A foto mostra a mesa de abertura do evento, com as autoridades sentadas, incluindo o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
A imagem mostra close de focinho e boca de um cão. Ao fundo, há imagem de vegetação.