Saúde encontra mais quatro macacos mortos

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo encontrou mais quatro macacos mortos no Horto Florestal, na Zona Norte. Os corpos começaram a ser encontrados na sexta-feira, 20. A investigação se iniciou após um animal ser encontrado em 9 de outubro e de exames terem detectado que ele estava com febre amarela silvestre.

Dois animais foram enviados para análise. Outros dois não poderão ser avaliados devido ao avançado estado de decomposição dos corpos. Ontem a Unidade Básica de Saúde (UBS) Horto Florestal estava lotada. Muitas pessoas foram à unidade para tomar a vacina contra a doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a imunização deve ocorrer em 500 mil pessoas dos bairros Cachoeirinha, Casa Verde e Tremembé. O secretário municipal da Saúde Wilson Pollara, porém, em transmissão no Facebook, informou que 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas em toda a Capital.

No sábado, 21, a UBS Horto Florestal e a UBS/AMA Jardim Peri ficaram abertas das 9h às 17h e mais de quatro mil moradores correram para se vacinar. Além do Horto Florestal, o Parque Estadual da Cantareira foi fechado para visitações.

Quem transmite a doença é o mosquito

O vetor encontrado no parque foi o mosquito Haemagogus, comum em regiões rurais e de mata. Os macacos não transmitem a febre amarela para a população. Esses animais são hospedeiros do vírus. A vacina é indicada apenas aos moradores de regiões silvestres, rurais, de mata e ribeirinhas e para aqueles que vão viajar a esses locais ou os que estão classificados como regiões de risco. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

Fonte: Jornal Metrô News/Por Raphael Pozzi.

09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik
09.08.2024_Justiça reafirma necessidade de registro e RT em uma das maiores empresas produtoras de colágeno bovino no mundo_Freepik
CNP PUBLICIDADE