Secretaria do Meio Ambiente é responsável pelos animais silvestres

Desde o começo de outubro, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) estão sob a administração da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). Antes disso, o gerenciamento era feito pelo Ibama e por outros parceiros, como instituições científicas, zoológicos, empresas e as secretarias.

Porém, os cinco Cetas instalados em São Paulo são insuficientes e nem todos têm capacidade para abrigar os diversos animais que precisam de socorro. No ano passado, cerca 25,8 mil bichos foram resgatados, mas os centros de triagem conseguiram comportar em torno de apenas 14 mil animais silvestres.

Até o final do ano, a secretaria quer lançar um sistema informatizado para monitorar os bichos recebidos por zoológicos, criadores e mantenedores. Além disso, há a intenção de ampliar o número de áreas de soltura. “Estamos avaliando uma forma de fazer o pagamento por serviços ambientais a quem se responsabilizar por esses animais em áreas privadas”, diz a diretora do Departamento de Fauna da SMA, Claudia Schaalmann.

A função dos Cetas é acolher os animais silvestres identificados em buscas, apreendidos ou resgatados de situações degradantes, como o cativeiro doméstico. Nos centros de triagem, os bichos ficam sob observação, fazem exames e recebem a alimentação adequada para se recuperarem das condições a que foram expostos anteriormente. Durante o período de readaptação, parte da equipe de técnicos do Cetas avalia o melhor destino para os animais.

Fonte: Ciclo Vivo e Portal Estadão (acessados em 11/10/12).

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40