Sem ameaçar o homem, aftosa é pesadelo para economia

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o fim deste mês. Mas, apesar do perigo que representa para a economia, a aftosa não é uma doença necessariamente fatal para os animais e o homem. Ela contamina apenas os de casco bipartido, como vacas, porcos e cabras (até mesmo camelos). No ser humano, causa desconforto por conta das aftas, mas dificilmente morte.

Segundo o médico veterinário Ricardo Schmidt, respeitar as datas e regras para vacinação é de extrema importância para toda a cadeia produtiva, já que uma fazenda com uma cabeça de gado contaminada é obrigada a isolar sua área e sacrificar os outros animais para evitar que a doença se espalhe.

Dados

O rebanho paulista de bovinos e bubalinos possui 11,3 milhões de animais. Historicamente, São Paulo tem uma cobertura vacinal de aftosa acima de 95%. O Estado é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como livre da febre aftosa com vacinação e não registra casos da doença há 15 anos.

O pecuarista tem até 7 de dezembro para comprovar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos da propriedade e relatar os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos.

A comunicação deve ser feita mediante apresentação da nota fiscal de aquisição das vacinas e da declaração do rebanho bovino e bubalino por faixa etária e sexo nas unidades de defesa agropecuária. A declaração está disponível no site www.cda.sp.gov.br.

As penalidades para os que não vacinarem serão de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) por cabeça, o equivalente a R$ 87,25, e três (R$ 52,35) para os que deixarem de comunicar.

Fonte: JC Rio Claro (acessado em 11/11/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br