Nos dias 04 e 05 de setembro de 2023, às 19h, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoverá a Semana do Médico-veterinário, com palestras on-line para alavancar a gestão de negócios na era digital. O evento, que está em sua sétima edição, antecipa as comemorações do Dia do Médico-veterinário, celebrado em 9 de setembro, e traz um tema que tem sido frequentemente solicitado e que suscita muitas dúvidas em eventos regionais.
O primeiro dia contará com a palestra “Tudo que você precisa saber para gerir seu negócio na era digital”, que abordará as novas tecnologias para controle e gestão de prontuários e telemedicina. Já no segundo dia haverá o painel “Pensando em perícia: como documentar?”, que tratará a respeito de normas sobre os documentos no âmbito da clínica médica-veterinária (Resolução CFMV nº 1.321/2020), como termos de consentimento, prontuário, assinatura e carimbo, assim como pontos de atenção pelos profissionais, que podem ser explorados em processos éticos e judiciais.
“Creio que estamos perto de uma nova revolução cultural na forma da prestação de serviços médico-veterinários”, diz o conselheiro, presidente da nova Comissão Técnica de Gestão e membro das Comissões de Fiscalização e de Entidades Veterinárias do Estado de São Paulo do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Felipe Consentini, que fará a primeira apresentação.
“Com a telemedicina e o avanço das novas tecnologias, cada vez mais vai ficar relativamente fácil de rastrear as consultas, os atendimentos, as cirurgias, os prontuários. Mas para funcionar, é preciso ter o fator humano junto”, analisa.
Ele destaca que, nesse contexto, o conhecimento e as questões éticas são fatores essenciais para as boas práticas de gestão e, desse modo, as ferramentas digitais vêm para somar e não para prejudicar o trabalho do médico-veterinário. Durante a palestra, portanto, serão abordadas novas tecnologias para controle interno e gestão e o que é necessário para garantir a segurança, idoneidade e rastreabilidade dos trabalhos desenvolvidos nos estabelecimentos veterinários nesta nova realidade.
Perícia
A presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Regional, Tália Missen Tremori, que acaba de lançar o livro “Medicina Veterinária Forense” como organizadora ao lado de 20 co-autores, estará presente no segundo painel, ressalta que para a proteção profissional, além de respeitar as condutas normativas que cabem a todo cidadão, o médico-veterinário deve estar atento ao Código de Ética do Médico-veterinário.
“Situações envolvendo erros são cada vez mais frequentes na esfera ética e cível, e muitas necessitam da perícia médica-veterinária. Algumas são comuns e podem ser melhor esclarecidas por meio da prova técnica, auxiliando o magistrado na decisão de um processo. Por isso, a documentação a ser elaborada pelo profissional, com ênfase para o prontuário, deve atender às resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a fim de garantir um serviço de excelência e também a proteção profissional”, declara.

O segundo dia da 7ª Semana do Médico-veterinário também terá como palestrante a tesoureira do CRMV-SP, presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica e integrante da Comissão de Admissibilidade de Processos Éticos, Rosemary Viola Bosch, que possui vasta experiência como perita médica-veterinária.
Participe e conheça mais sobre como documentar os procedimentos do dia a dia em uma clínica veterinária.
7ª Semana do Médico-veterinário
Tema: Medicina Veterinária no presente e no futuro: inovação, gestão e possibilidades
Datas: 04 e 05 de setembro
Horário: 19h
Local: On-line
Confira a programação!

04/09
Abertura: vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso.
Tema da Palestra: Tudo que você precisa saber para gerir seu negócio na era digital
Serão abordadas ferramentas digitais e novas tecnologias para controle interno e gestão de prontuário e telemedicina veterinária, e o que é necessário para garantir a segurança, a idoneidade e a rastreabilidade dos trabalhos desenvolvidos no estabelecimento veterinário nesse novo modelo. Essa tem sido uma dúvida frequente nas edições do CRMV-SP Escuta.
Palestrante: Felipe Consentini, presidente da Comissão de Gestão do CRMV-SP
Inscreva-se aqui
05/09
Abertura: Presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero.
Tema do painel: Pensando em perícia: como documentar?
Serão abordadas as normas sobre os documentos no âmbito da clínica médica-veterinária (Resolução CFMV nº 1.321/2020), como termos de consentimento, prontuário, assinatura e carimbo. As palestrantes falarão sobre tudo o que é preciso saber para registrar corretamente os procedimentos realizados em seus estabelecimentos veterinários, além de casos de maus-tratos, imprudência e imperícia, e como evitar processos éticos e judiciais (cíveis e criminais). A Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal também planeja a elaboração de um guia de boas condutas.
Palestrantes: Rosemary Viola Bosch, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, e perita; e Tália Missen Tremori, presidente da Comissão de Medicina Veterinária Legal do Regional e organizadora da obra “Medicina Veterinária Forense”, que contou com a participação de mais de 20 co-autores.
Inscreva-se aqui