A proteção de espécies ameaçadas de extinção no Brasil será tema de colóquio promovido pela Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA). Aberto ao público, o evento será realizado na sexta-feira (14), das 9h às 18h, no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis (Anexo E do Senado, acessível pela via N2).
O evento resultou de parceria entre a Comissão de Meio Ambiente, o Ministério do Meio Ambiente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O objetivo é discutir a situação das espécies ameaçadas, os modelos jurídicos, a política de conservação e a conexão entre economia e biodiversidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da CMA, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará da abertura da programação. O senador Jorge Viana (PT-AC), relator do Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente, será moderador de um dos painéis.
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), presidente da CMA, também fará a moderação de um dos debates. Segundo ele, o País, que lidera o ranking mundial de biodiversidade, deve aprimorar cada vez mais suas políticas públicas e as produções científicas associadas à conservação dos recursos naturais. No Brasil, há cerca de 210 mil espécies, sendo 134 mil animais e 49 mil plantas. A Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção abarca 627 espécies.
Fonte: Correio do Brasil (acessado em 14/10/2011)