Senador quer votação de projeto que prevê uso de genérico veterinário e agrícola

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) propôs em Plenário nesta quarta-feira (23) que os parlamentares retomem o debate de propostas que tratam da criação do medicamento genérico para o uso veterinário. Ele disse que apresentará emenda para acrescentar o genérico para produtos de uso agrícola. O parlamentar disse, inclusive, que pedirá regime de urgência para votação da matéria.

A proposta (PLC 3/05), do deputado Benedito de Lira (PP-AL), tramita em conjunto com duas outras – PLC 39/06, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), e PLS 209/02, do então senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que é suplente de Raimundo Colombo (DEM-SC).

No Senado, a proposta já tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), e se encontra na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), cujo relator é o senador Raimundo Colombo.

Heráclito relatou que a ideia de oferecer esse medicamento genérico ao setor agrícola surgiu a partir de conversa com produtores gaúchos sobre a Feira Agroshow de Bom Jesus, no Piauí. O parlamentar recordou a iniciativa relacionada ao uso de medicamentos genéricos, implementada pelo então ministro da saúde, José Serra, durante o governo Fernando Henrique. Para ele, tal política pode ser estendida às áreas veterinária e agrícola.

“Minha preocupação é que esse assunto esteja sendo emperrado em sua tramitação por interesses de multinacionais ou por interesses que não são os interesses da classe produtora brasileira”, observou.

Como existem três propostas e três parlamentares assumiram as relatorias, respectivamente, Osmar Dias (PDT-PR), na CCJ, Gilberto Goellner (DEM-MT), na CRA, e Raimundo Colombo, na CAS, Heráclito disse não ter a intenção de assumir a “paternidade” da proposta, mas tão somente de acelerar sua tramitação e aprová-la o mais rápido possível, tendo em vista a importância do agronegócio na balança de pagamentos do país.

Fonte: Agência Senado (acessado em 24/06/10)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br