Sensores em autoestradas podem impedir que animais invadam pista

A empresa austríaca IPTE Schalk criou um dispositivo que promete manter os animais silvestres longe das estradas enquanto os carros estiverem passando. A proposta pretende reduzir o número de acidentes graves que acontecem em consequência destes atropelamentos.

O dispositivo foi apelidado de DeerDeter e tem passado por testes nos Estados Unidos e Europa. A tecnologia se mostrou eficaz, auxiliando na segurança dos motoristas que trafegam por vias próximas às florestas e também dos animais.

O equipamento funciona da seguinte forma: os sistemas são instalados em pontos estratégicos nas laterais das vias, assim, quando o motorista se aproxima, as luzes do farol do carro entram em contato com os sensores, que disparam um alarme. O som é semelhante ao grito de um animal ferido, somado a uma luz parecida com o brilho refletido por um predador.

Esta combinação mantém o animai distraído enquanto o carro passa, evitando que ele invada a pista e seja atropelado pelo veículo. Assim que o automóvel atravessa os sensores, o barulho e a luz cessam e os animais podem fazer a travessia da pista em segurança.

Por funcionar apenas no momento em que existe tráfego na pista, o sistema não afeta de maneira agressiva os hábitos das espécies locais e nem as rotas migratórias. Os testes foram feitos a partir de dez mil unidades do sistema e o sucesso varia de 70% a 100%, dependendo da região em que foram instalados.

Fonte: Portal Ciclo Vivo (acessado em 26/10/12).

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40