Seres: Médicos Veterinários podem aprender gratuitamente sobre RT em animais selvagens

De acesso gratuito e totalmente online, o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia é uma plataforma de Ensino a Distância (EaD) que conta com conteúdo criado especialmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Um dos destaques do material didático exclusivo do site é o curso de Responsabilidade Técnica (RT) em animais selvagens, uma aula introdutória voltada para os médicos veterinários que desejam saber mais sobre os conceitos que envolvem o trabalho com espécies nativas.

Este é um dos quatro temas abordados pelos primeiros cursos da plataforma, disponíveis desde o mês de março. O site conta também com um curso sobre RT em Piscicultura, um de RT em Instalações Animais e dois módulos de Medicina Veterinária Legal.

As aulas virtuais do curso de RT em animais selvagens são voltadas para os profissionais que pretendem lidar com espécies nativas ou exóticas, e abordam questões como as exigências dos empreendimentos dedicados a proteger e cuidar desses animais e os deveres do médico veterinário que atua nesta área. O curso cita, ainda, os conceitos de bem-estar e sanidade animal, e como eles se aplicam no trato de animais selvagens.

O conteúdo do curso foi elaborado pelos integrantes da Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS/CFMV), que têm grande experiência como responsáveis técnicos de empreendimentos dedicados a essa área de atuação. “Nós sabemos das dificuldades que encontramos no começo, e as dúvidas que tínhamos. Tudo isso estará esclarecido no curso”, explica o médico veterinário Isaac Albuquerque, integrante da CNAS.

O médico veterinário que está preparado para zelar pelos animais selvagens pode colaborar com a conservação ambiental em tempo integral, atuando como RT de locais como zoológicos ou mesmo criadouros científicos. “O profissional que fizer o curso saberá passo a passo como fazer para registrar o empreendimento, como atuar em situações diversas, como notificar, e como orientar o proprietário sobre as normas”, enumera Albuquerque.

Este profissional também pode trabalhar nos Centros de Triagem de Fauna Silvestre (Cetas), empreendimentos autorizados pelo Ibama e que têm a finalidade de receber, identificar, avaliar, reabilitar e destinar animais selvagens resgatados. A presença do médico veterinário é essencial para garantir a recuperação das espécies silvestres, sendo o único profissional habilitado para realizar a prática clínica em todas as suas modalidades, seja como RT ou por meio de contrato de assistência veterinária.

Opções não faltam para o médico veterinário capacitado a atuar com animais selvagens. “Essa área está em ascensão. A procura por animais de origem legal, por exemplo, tem aumentado com a conscientização da população. E para isso é necessário ter um médico veterinário responsável, que vai garantir a sanidade desse animal. A proposta do curso é suprir essa demanda por profissionais”, descreve Isaac Albuquerque.

Mas o integrante da CNAS ressalta que esta é uma área de atuação tão exigente quanto recompensadora: é essencial ter uma grande vocação e disposição para adquirir o conhecimento necessário para trabalhar regularmente com espécies silvestres. “Muitos veterinários não têm o preparo institucional, pois a responsabilidade técnica não é uma matéria comumente divulgada nas universidades”, ressalta Albuquerque. “Então o CFMV está procurando com esse curso esclarecer mais sobre as diretrizes, normas e legislação pertinente a essa função”, resume.

Responsabilidade técnica

Ao final do curso, o estudante terá a opção de fazer uma avaliação e, se aprovado, receber um certificado digital que vai complementar a formação tradicional de responsável técnico que já é obtida junto aos conselhos regionais.

A Responsabilidade Técnica é um Selo de Qualidade do empreendimento com a chancela do CRMV, sendo exercida por médico veterinário cadastrado no respectivo CRMV. A atuação do RT é prevista pela Lei Federal nº 5.517/1968, que dispõe sobre exercício da profissão de MV.

Para se constituir RT, o profissional necessita formalizar um contrato com o empregador. Esse contrato deve ser registrado no CRMV e a atividade do RT é orientada pelo Manual de Responsabilidade Técnica.

Fonte: Portal do CFMV.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed