Setores pouco focados pelas instituições de ensino e profissionais concentram boas oportunidades

Falta de informação sobre a abrangência da área de Medicina Veterinária limita visão de médicos-veterinários e estudantes
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Pixabay

O planejamento de carreira e a busca por oportunidades no mercado de trabalho são questões frequentes nos primeiros meses do ano, principalmente, entre recém-formados. Na opinião de profissionais que já têm carreiras consolidadas, uma barreira, que não se restringe apenas aos novos, é a falta de informação sobre a abrangência da Medicina Veterinária.

O problema, muito observado inclusive dentro das faculdades, limita a visão dos estudantes e profissionais. Prova disso são postos de trabalho sendo ocupados por formados em outras áreas devido à falta de candidatos médicos-veterinários.

De acordo com o Prof. Dr. Marco Antônio Gioso, médico-veterinário que atua como coaching na área de gestão e empreendedorismo, essa tem sido uma realidade, por exemplo, no setor de inspeção de alimentos de origem animal, um dos que considera mais promissor.

O médico-veterinário é preparado para atuar na garantia da sanidade dos produtos de origem animal, desde o manejo dos animais vivos até a análise de alimentos, como carnes e laticínios. “Porém, postos de trabalho estão sendo ocupados por engenheiros agrônomos em função da falta de médicos-veterinários nos processos seletivos”, argumenta Gioso.

Brasil conta com cinco mil estabelecimentos que exportam para mais de 180 países pelo Serviço de Inspeção Federal

O mercado está “pra peixe”

“Outro exemplo de campo que concentra boas oportunidades é o da Piscicultura”, comenta o Prof. Dr. Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Homeopatia Veterinária, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar).

Trata-se do cultivo de peixes, englobado pela Aquicultura. Nessa área, o médico-veterinário integra equipes que atuam no manejo, nutrição e sanidade dos peixes. Os números do novo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) aponta que a produção da pesca e aquicultura no Brasil deve crescer mais de 100% até 2025.

Equipes multidisciplinares

No Sistema Único de Saúde (SUS), o médico-veterinário também atua, integrando equipes multidisciplinares nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A participação do profissional nesses grupos se dá a partir do atendimento à população em questões de vigilância em saúde, sanitárias e ambientais.

Os médicos-veterinários passaram a integrar o Nasf há sete anos. De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde a pedido do CRMV-SP, em novembro do ano passado, havia 138 profissionais de Medicina Veterinária atuando no Nasf em 24 estados diferentes.

Saúde pública

Para o médico-veterinário Renato Brescia Miracca, membro da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, do CRMV-SP, e consultor parceiro da Comissão de Animais de Companhia (Comac), a abertura desse espaço aponta não só a capacidade do profissional de Medicina Veterinária de atender as demandas do setor, como a mudança de mentalidade do poder público nesse sentido.

“A questão é que os médicos-veterinários e estudantes quase sempre não sabem dessa porta para exercer funções fundamentais para a saúde pública – em várias outras esferas que vão além do SUS –, inclusive, no que diz respeito a epidemias de zoonoses como brucelose, leishmaniose, raiva, mormo, entre outras”, argumenta Manhoso, que considera fundamental os profissionais se atentarem ao seu papel na saúde pública.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro
Tablet_Fiscalizacao

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40