Os búfalos se apresentam como uma das alternativas mais promissoras do sistema de produção de carne e leite existentes no Brasil. Atenta a esse panorama, a FMVZ – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, campus de Botucatu, promove o 1º Simpósio da Cadeia Produtiva da Bubalinocultura, de 9 a 11 de abril, na Fazenda Experimental Lageado.
A bubalinocultura é considerada uma atividade em franca expansão, ocupando cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro e mundial, como explica o professor André Mendes Jorge, do Departamento de Produção Animal da FMVZ. “A criação de búfalos surge como uma fonte interessante para atender a exigência crescente do mercado consumidor por alimentos com alto valor protéico”, diz.
Durante o simpósio, serão abordados os temas importância da bubalinocultura para o agronegócio brasileiro, comportamento e bem-estar animal, produção e qualidade da carne de búfalos, controle leiteiro como ferramenta para o melhoramento genético e brucelose e leptospirose em bubalinos.
As palestras serão ministradas por pesquisadores e profissionais ligados a instituições como Federação Americana dos Criadores de Búfalos, Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, Universidade de Passo Fundo (RS), Fatec de Botucatu, além da própria Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp. Estão previstas ainda visitas técnicas ao Laticínio Búfalo Dourado e à Fazenda Santa Elisa, localizados no município de Dourado (SP).
Fonte: Portal DBO (acessado em 04/03/10)