Sistema CFMV/CRMVs discute estratégias para implementar Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária e atuação conjunta em prol da qualidade do ensino

O Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs reuniu nesta segunda-feira (03/04) representantes de 18 estados e do Distrito Federal, na sede do CFMV, em Brasília (DF). O Fórum segue até esta terça-feira (04/04).

Essa é a primeira edição do encontro que teve a participação de integrantes da comissão nacional e regionais de educação e também contou com a presença de presidentes dos CRMVs.

O evento é uma oportunidade do CFMV compartilhar com as Comissões Regionais os resultados do projeto piloto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, desenvolvido pelo Federal e, em conjunto, aperfeiçoar o mecanismo e definir uma estratégia conjunta de atuação.

“Ao longo desses anos adquirimos experiências e estamos construindo o nosso projeto. A acreditação é antes de tudo uma forma de ação para melhorar a qualidade da Medicina Veterinária no Brasil”, relatou, em mensagem aos participantes, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

As palestras da manhã foram abertas com as palavras do presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Antônio Felipe Wouk. Ele discorreu sobre o histórico das acreditações na educação superior no Brasil e no mundo.

“Um terço das escolas de Medicina Veterinária do planeta se encontram nosso país. São mais de 270 cursos. Como garantir a qualidade no ensino e na formação desses profissionais? O CFMV é o único organismo estatutário que tem experiência para fazer isso”, afirmou Wouk.

Para Rafael Gianella Mondadori, palestrante e integrante da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV), é consenso de que a educação atual da Medicina Veterinária é de baixa qualidade.

“O CFMV está propondo uma mudança de paradigma. A Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária existe há 27 anos. Temos conhecimento para fazer este processo de acreditação. São 80 mil estudantes por ano que iniciam a carreira. Será que todos esses têm uma formação suficiente para exercer a profissão? ”, indaga Mondadori.

Durante a tarde, os participantes puderam conhecer os instrumentos de Acreditação que estão sendo construídos pelo CFMV e sugerir o aperfeiçoamento do modelo.

Rogério Barroso, integrante da CNEMV/CFMV, lembra que o CFMV tem como visão “ser reconhecido nacionalmente como uma instituição capaz de prestar serviços de excelência” e destaca que essa iniciativa complementa outras já adotadas pelo CFMV para melhorar a qualidade do ensino da Medicina Veterinária. Como, por exemplo, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem – para o desenvolvimento das competências humanísticas – e o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária.

Sobre a Acreditação

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.

Mais informações sobre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária serão divulgadas em breve pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Fique atento!

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40