Sistema CFMV/CRMVs discute leishmaniose visceral em Fórum transmitido pela internet

Com o objetivo de incentivar a discussão entre os presidentes do Sistema CFMV/CRMVs sobre os avanços científicos e as diferentes opiniões sobre a leishmaniose visceral, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove nos dias 22 e 23 de novembro, em Brasília, um fórum sobre o tema. A participação é restrita aos presidentes de Conselhos do Sistema CFMV/CRMVs e convidados. Os interessados poderão acompanhar as palestras pela internet, em transmissão on line, com link no site do CFMV (www.cfmv.org.br) ou por meio de mensagens via Twitter (CFMV_oficial).

“Queremos discutir a situação atual da leishmaniose visceral com exemplos do Brasil e do mundo. As palestras vão apresentar diferentes pontos de vista sobre o tratamento, controle vetorial e diagnóstico para que o Sistema CFMV/CRMVs possa, ao final, discutir, com embasamento científico, seu posicionamento sobre a doença e suas implicações”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

Ele ressalta a importância da participação dos presidentes de Conselhos Regionais de Medicina Veterinária para agregar à discussão a realidade regional. Participam ainda representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Organização Pan-Americana da Saúde, Anclivepa Brasil, Ministério Público, Polícia Federal e Anvisa, entre outros. “Será de extrema importância que todas as organizações convidadas participem para que possamos entender os novos resultados e discutir as ações para o controle da leishmaniose visceral canina”, conclui Arruda.

Na programação, estão previstas palestras para contextualização sobre os desafios e expectativas da leishmaniose no Brasil. Sobre temas técnicos, serão apresentadas formas de manejo e controle do vetor e apresentação de casos sobre a difusão da doença. No segundo dia, serão discutidas informações sobre o diagnóstico, vacina, tratamento e aspectos legais nas ações de vigilância e controle do Programa de Leishmaniose Visceral Canina.

Fonte: Assessoria de Comunicação CFMV

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40