Em comemoração ao Dia do Médico-veterinário (09/09), o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) lança a campanha “Veterinários. Médicos com V de Vida”, a qual aborda a diversidade de campos de atuação dos profissionais e cria conexões entre a saúde animal, humana e ambiental.
Os médicos-veterinários são responsáveis pela sanidade dos mais diversos tipos de rebanhos e trabalham em atividades econômicas imprescindíveis ao crescimento do Brasil, como o agronegócio, zelando pela qualidade da proteína animal que alimenta o País e o mundo.
Para além da clínica e da produção animal, os profissionais atuam também no ensino, na pesquisa, na preservação da fauna silvestre, na perícia, nos laboratórios e em tantas outras áreas que serão destacadas na campanha de comunicação.
“A sociedade nos reconhece pelos cuidados prestados aos cães e gatos, mascomo médicos-veterinários cuidamos da vida de forma global e integral, tratando da interação entre o homem e o animal, e do impacto gerado ao meio ambiente. Os veterinários são médicos de saúde única”, enfatiza o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida.
Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, a profissão, que teve sua primeira turma formada no ano de 1917, mostra seu valor. “Por meio do conhecimento científico, tantas contribuições altamente significativas foram e são realizadas pelos médicos-veterinários no nosso País e para sociedade, contribuindo diretamente para com o bem-estar único e a economia.”
Peças publicitárias
Para mostrar esse valor à população e reconhecer o desempenho dos profissionais, as peças publicitárias reforçam as mais de 80 áreas de atuação que promovem o bem-estar e o equilíbrio entre animais, pessoas e meio ambiente.
A letra V, de veterinário, é utilizada em maiúsculo nas peças para exaltar a vocação natural do profissional ao cuidar dos animais, das pessoas e do meio ambiente: V de vital, quando o médico-veterinário trabalha na prevenção de doenças transmissíveis de animais para pessoas; V de vacina, quando atua na produção de imunizantes; e V de valor, quando garante a inocuidade dos produtos de origem animal consumidos pela população.
Mídias
A estratégia publicitária será nacional, com peças para mídias on-line e off-line, veiculadas por três meses. Em setembro e outubro, um vídeo estará no ar em TV fechada (GloboNews, Viva e CNN Brasil) e segmentada (Canal Rural). Já as postagens de mídias sociais serão impulsionadas até o final de novembro.
O spot de rádio também será distribuído durante três meses para mais de duas mil rádios brasileiras AM e FM, e disponibilizado nas plataformas de streaming de áudio, como Spotify, Deezer e Sua Música.