Sistema CFMV/CRMV’s regulamenta procedimento para a realização de desagravo público

De acordo com a norma, tem direito ao desagravo o médico-veterinário ou o zootecnista que, no exercício de suas funções, sofrer ofensa ou violação aos direitos e às prerrogativas profissionais
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou a Resolução nº 1.525/2023, que regulamenta e padroniza o procedimento de desagravo público no âmbito do Sistema CFMV/CRMVs, um direito do profissional previsto pelo Código de Ética do Médico-veterinário (Resolução CFMV n° 1.138/2016), e pelo Código de Ética do Zootecnista (Resolução CFMV n° 1.267/2019).

De acordo com a norma, tem direito ao desagravo público o profissional que, no exercício de suas funções, sofrer ofensa ou violação aos direitos e às prerrogativas profissionais; ou, ainda, quando o ofendido ocupar cargo nos Conselhos Federal ou Regionais de Medicina Veterinária. O texto estabelece o prazo de 90 dias para a conclusão do procedimento.

O coordenador jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Marcos Antonio Alves, explica que o desagravo público ao profissional e a diretores e conselheiros da autarquia é uma forma de atenuar, amparar e, principalmente, demonstrar repúdio às ofensas proferidas injustamente contra os profissionais.

“A Resolução prevê um rito processual célere para a concessão ou não do desagravo público, o que possibilita, assim, uma pronta resposta da classe às ofensas que atingem toda a comunidade médica-veterinária e zootécnica”, afirma.

Para que seja concedido o desagravo público, o profissional deverá relatar o caso formalmente, fazer a identificação dos envolvidos, caso haja, e apresentar os documentos comprobatórios. Os comprovantes deverão ser assinados e enviados para o e-mail etico@crmvsp.gov.br. Em seguida, será instaurado o processo de desagravo e o presidente da autarquia designará um conselheiro relator, responsável por avaliar as documentações, ouvir testemunhas, se necessário, e o ofendido.

No caso de procedência, a nota será encaminhada para Sessão Plenária. O profissional será notificado para comparecer e acompanhar o julgamento. Na sequência, o texto será encaminhado para divulgação nos canais oficiais de comunicação do Conselho.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, diz que o desagravo público é um instrumento de defesa dos direitos e das prerrogativas dos profissionais. “Ele precisa ter garantias objetivas para o exercício do seu trabalho e receber o suporte de seu conselho de classe em momentos em que seus direitos não forem respeitados. A Medicina Veterinária e a Zootecnia estão em constante evolução de suas atividades, por isso, precisamos estar atentos para promover as atualizações necessárias nas legislações”, afirma.

Relacionadas

Algemas prateadas em um fundo branco.
Imagem de homenagem ao Dia do Médico-Veterinário com pessoas sentadas em volta de uma mesa de refeição em uma cozinha e diferentes tipos de alimentos de origem animal sobre a mesa.
Homem idoso em pé sorridente para foto. Ele veste terno preto com camisa branca e gravata com estampa de listras. Ao fundo da imagem, losangos nas cores institucionais do CFMV: verde, azul, cinza e branco.
Tablet branco com a capa das Diretrizes de RESPONSABILIDADE TÉCNICAEM MANEJO POPULACIONAL. A capa apresenta a imagem de um cachorro na cor caramelo e um gato preto e as cores azul e verde de fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40. 

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br