Primeiro e único estado a assumir integralmente a gestão da fauna em seu território, São Paulo lançou um novo sistema para viabilizar o desempenho do seu papel na preservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, agora também no que se refere à fauna. Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), o Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna (GEFAU) foi concebido para viabilizar um gerenciamento amplo e integrado de todos os agentes e processos envolvidos.
O objetivo do GEFAU é integrar especialmente os empreendimentos e atividades de uso e manejo de fauna, garantindo a otimização no trâmite dos processos de autorizações e licenças, e a redução do tempo das análises técnicas. O sistema possibilitará, ainda, um controle maior e mais efetivo dos animais, constituindo um potente banco de dados da fauna silvestre paulista e permitindo a obtenção de informações necessárias para a tomada de decisões e o acompanhamento do desenvolvimento da política de conservação da biodiversidade.
A nova ferramenta permitirá ao usuário do GEFAU total controle de seu empreendimento ou atividade, ao possibilitar a inserção de equipe técnica, controle de plantel, cadastro de recintos e de infra-estrutura, emissão de relatórios técnicos, acompanhamento de análises de solicitações e impressão de autorizações deferidas, e informações individualizadas de cada espécime integrante do plantel, entre outras operações. Todas essas ações organizam, simplificam e dão agilidade à rotina de trabalho, além de possibilitar maior troca de informações e integração técnica e administrativa dos empreendimentos e atividades de uso ou manejo de fauna silvestre.
Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente.