Software gratuito da Embrapa de São Carlos (SP) ajuda a adubar pasto

Uma nova ferramenta desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), promete ajudar os pecuaristas que investem em sistemas intensivos. É um software que fornece as recomendações para adubação e correção (calagem) para áreas de pastagens.

O programa levou dois anos para ficar pronto e foi lançado no fim do ano passado. “Não havia um programa de recomendação de adubação organizado dessa maneira e tão acessível”, diz o pesquisador de Fertilidade do Solo da Embrapa, Alberto Bernardi. Ele desenvolveu o software com a pesquisadora Patricia Perondi Anchão Oliveira, de Forragicultura, e com os analistas Roselito Silva e Robson Santiago.

O programa Adubapasto está disponível no site da Embrapa Pecuária Sudeste ( www.cppse.embrapa.br , link Serviços) e pode ser acessado por qualquer pessoa. O primeiro passo é cadastrar a propriedade e depois informar dados básicos, como número de animais e variedades de capins utilizados.

O programa solicita também dados técnicos, que interferem na aplicação de fertilizantes. “É preciso que o usuário tenha conhecimentos de informática e agronomia, pois alguns itens referem-se a lotação animal, perdas de pastejo, quantidade de forragem produzida no verão e no inverno, entre outros critérios. A lotação animal, por exemplo, influencia na adubação fosfatada e com potássio”, explica Bernardi.

Os dados informados pelo usuário ficam armazenados e podem ser consultados a qualquer momento. “O produtor é obrigado a se organizar, com a vantagem de ter disponível um histórico da área e poder acompanhar sua evolução”, diz. Outro benefício indireto é que o software trabalha basicamente com dados obtidos na análise de solo, o que também estimula o pecuarista a mandar amostras de solo para o laboratório.

“A análise de solo é certamente a ferramenta de melhor custo-benefício que existe. Por um preço acessível, têm-se muitas informações úteis e confiáveis”, diz o pesquisador. Uma análise de solo completa, de micro e macronutrientes, custa cerca de R$ 30 e os produtores costumam mandar amostras para o laboratório uma vez por ano.

Com base nas informações reunidas, o sistema cruza os dados e fornece a recomendação de adubação e calagem. Quem tiver dúvidas sobre o programa pode enviar um e-mail para adubapasto@cppse.embrapa.br.

Passo a passo

1. Acesse o site da Embrapa, em ( www.cppse.embrapa.br ;
2. Acesse o link “Serviços” à esquerda da página;
3. Acesse o link “Adubapasto”;
4. Cadastre-se no link “Adubapasto 1.0”;
5. Preencha os dados requisitados, conforme as instruções.

Fonte: Estadão (acessado em 23/03/2011)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40