Terminam neste sábado, dia 21, as atividades da 9ª Semana de Posse Responsável de Animais, promovida pela Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba.
De acordo com os organizadores, o evento já garantiu um novo lar para 16 cães e quatro gatos nos dois primeiros dias de atividades. Quem passa pelo evento recebe orientações sobre a responsabilidade que envolve a decisão de adotar um animal de estimação e é estimulado a refletir sobre os cuidados que o bichinho precisa receber para crescer e viver saudável.
Segundo a agente da Vigilância Sanitária Marisa Egea, que integra a equipe da feira de adoção da Semana de Posse Responsável, a procura pelos bichinhos nesta edição do evento é considerada boa. “A expectativa é que no final de semana ainda mais animais sejam adotados”, comenta.
Vacinação antirrábica
Em Sorocaba, a Campanha de Vacinação Antirrábica 2010 tem início na sexta-feira (20) e prossegue até o dia 11 de setembro. O atendimento será feito em 138 postos fixos e 34 postos volantes, que funcionarão conforme calendário definido pela Seção de Zoonoses em todas as regiões da cidade. Os postos fixos funcionarão em Centros de Educação Infantil (CEIs), hipermercados e estabelecimentos comerciais. O horário será das 9h às 17h ou em meio período, dependendo da localidade, das 9h às 12h ou das 13h às 17h.
Como nos anos anteriores, o Canil Municipal será um posto fixo de vacinação durante todos os dias úteis do período da campanha. O atendimento será feito de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30.
A vacinação é indicada para todos os animais com idade a partir de seis meses. Mesmo aqueles que já foram imunizados em anos anteriores devem receber nova dose. Fêmeas prenhes também devem ser vacinadas. A meta é vacinar 80% de toda a população canina e felina da cidade.
Sobre o manejo dos cães e gatos, o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses José Luís Chiquito Filho orienta que eles devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas maiores de idade e com força suficiente para contê-los. Todos os animais devem utilizar guias e coleiras.
Fonte: Viva Cidade (acessado em 18/08/10)