Surto de gripe aviária na Índia foi causado por variedade nociva a humanos, diz OIE

Um vírus da gripe aviária descoberto na Índia na semana passada é da cepa H5N1, que pode ser transmitida a seres humanos, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em francês). Entretanto, a entidade disse não estar preocupada com a situação, porque a Índia já enfrentou surtos do vírus antes. Nenhum caso com humanos é relatado pelo menos desde 2003.

A Índia encontrou milhares de patos mortos e infectados por um vírus da gripe aviária, altamente contagioso no Estado de Kerala, no sul do país, o que levou as autoridades a isolar mais de 200 mil aves.

Em um relatório entregue à OIE, o Ministério da Agricultura indiano declarou que as aves domésticas morreram em decorrência de uma variedade da cepa H5 do vírus, mas não a especificou. Um relatório de acompanhamento publicado no site da OIE mostrou que o ministério agora a identificou como H5N1.

A cepa H5N1 pode ser fatal para os humanos e já causou a morte de quase 400 pessoas e centenas de milhões de aves domésticas quando se espalhou da Ásia para a Europa e a África em 2005 e 2006. Desde 2006, a Índia abateu 6,4 milhões de aves por causa da gripe aviária, afirmou o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, à Reuters na semana passada. “Os surtos mais recentes não foram caso de preocupação”, disse.

A Alemanha, a Holanda e a Grã-Bretanha foram atingidas pela H5N8, outra cepa da gripe aviária altamente patogênica que devastou bandos na Ásia, sobretudo na Coreia do Sul, no início deste ano, mas nunca foi detectada em humanos.

Fonte: Avicultura Industrial.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40