Surto de raiva atinge e mata animais em fazendas de Jacutinga, MG

Pelo menos oito animais, entre bovinos e equinos, já morreram com o vírus da raiva em Jacutinga (MG). Por estar perto da divisa com São Paulo, agentes de combate à doença nos dois estados estão trabalhando juntos para evitar que a doença se espalhe.

Equipes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Programa Nacional de Controle da Raiva coletam amostras dos animais. Muitos dos casos suspeitos surgiram no município nas últimas semanas, como o de um cavalo encontrado morto em um outro pasto.

“A gente foi fazer manejo no gado para poder vacinar, e ele estava deitado no pasto, deitado. Aí a gente tocou ele, e ele levantou. Mas levantava, tremia e caía”, conta Clonaldo Ribeiro, encarregado da fazendo.

Segundo o veterinário da prefeitura, Róbson Cabeças Bortolotto, muitos casos de raiva já estão confirmados na cidade. “O foco na cidade começou no bairro São Luís. Foi no dia 13 de abril. Teve um animal suspeito, a gente foi comunicado. Nós atendemos ao foco e na hora já vimos que tinha os sintomas característicos da doença. Esse animal veio a óbito, nós fizemos a colheita do material encefálico, do cérebro dele, mandamos para o IMA, foi feito [o exame], deu positivo. Depois desse, nós tivemos sete animais confirmados já por exame e agora tem mais dois para enviar por remessa”.

A raiva é causada por vírus que ataca o sistema nervoso dos animais. Ele é transmitido principalmente pelos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue. Os bovinos são as principais vítimas e a taxa de mortalidade do animal infectado é altíssima.

As equipes estão em Jacutinga há mais de duas semanas. Além de coletar amostras de animais doentes, os técnicos levam para a população e produtores rurais orientações sobre o combate à doença. O veterinário do IMA alerta que a raiva pode ser transmitida para o ser humano.

“Caso tiver esse contato físico com a saliva do animal, que procurasse imediatamente um posto de saúde e relatasse ao médico sobre o problema ocorrido, para que o médico administrasse o soro”, explica Ramon Martinez Marin Neto. Além de orientar os produtores e moradores, as equipes vacinaram cerca de 300 cães e gatos contra a raiva em Jacutinga.

Fonte: Portal G1.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40