Entre os dias 15 e 19 de junho, as atenções dos pecuaristas do Brasil e do Exterior estarão voltadas para a Feicorte 2010 – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, maior evento indoor do setor, referência no País e no mundo.
A 16ª edição da feira será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, e escolheu a sustentabilidade como tema central. A Feicorte 2010 deverá reunir, em 50 mil metros quadrados de área coberta, cerca de quatro mil animais, provenientes de criatórios de todo o Brasil. Dentre as raças que confirmaram presença este ano estão Brahman, Nelore, Santa Gertrudis, Canchim, Simental, Simbrasil, Angus, Bonsmara, Caracu, Senepol, Wagyu, Guzerá, Brangus, Hereford e Braford.
Além de julgamentos, estão previstos 14 leilões de várias raças, com oferta de genética de ponta. A feira contará com a participação de 240 empresas expositoras dos segmentos de genética, saúde, nutrição e reprodução animal, insumos, instituições de pesquisas, mídia, frigoríficos, máquinas e equipamentos dentre outros.
“A expectativa é muito positiva. O mercado está sinalizando isso. Esperamos a presença de mais de 25 mil visitantes nacionais e estrangeiros”, prevê o diretor do Agrocentro, Décio Ribeiro dos Santos.
A programação técnica da Feicorte 2010 inclui cerca de 120 eventos paralelos. O grande destaque debates de temas relacionados à pecuária de corte sustentável.
“Vamos trazer para discussão as várias vertentes da sustentabilidade e apontar caminhos a serem percorridos. Isso passa pelo uso de tecnologia de ponta, redução do impacto da pecuária de corte sobre o ambiente, atendimento às exigências de bem-estar animal e social, além de rentabilidade econômica”, afirma Santos.
De acordo com estudo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 2050, a demanda mundial de carnes passará de 200 milhões de toneladas para 470 milhões de toneladas e 72% da produção do mundo atenderá à demanda dos países em desenvolvimento. Como base nesse cenário, Santos projeta boas perspectivas para o País como grande fornecedor mundial de carne bovina em 2050.
“O Brasil é o único país do mundo que tem condições de aumentar a produção de carne bovina sem a necessidade de abrir novas áreas, apenas utilizando tecnologias disponíveis para maximizar a produtividade. Para isso, precisamos atender os requisitos de segurança alimentar, produzindo a baixo custo, dentro dos critérios de sustentabilidade”, observa o diretor, acrescentando que a Feicorte 2010 será bastante oportuna para promover um amplo debate sobre esse tema.
Fonte: Revista Porkworld (acessado em 15/04/10)