Turistas que estavam na praia no Balneário Porto Velho encontraram na tarde de terça-feira 10/11 uma tartaruga marinha da espécie cabeçuda (Caretta caretta) com vida e acionaram o Corpo de Bombeiros e o Departamento Municipal de Ecologia da Prefeitura da Ilha. A tartaruga foi resgatada, pesava cerca de 40 kg e aparentava estar debilitada. O animal foi encaminhado ao Ibama, em Iguape, para trabalhos de recuperação e posterior retorno ao mar.
O técnico ambiental da Prefeitura, Aguinaldo Alexandre Alves, afirmou que somente estudos clínicos podem apontar o estado de saúde da tartaruga. Porém, há a hipótese de que ela tenha ingerido plástico, que entope o ânus do animal e pode causar sua morte. Tartarugas marinhas não sabem distinguir o plástico do alimento. Para elas, tudo o que flutua é comida. Por isso, é tão importante que as pessoas não lancem detritos no chão, que são levados pelo vento aos mares.
Essa foi a primeira aparição de tartaruga do ano nas praias da Ilha. A orientação para quem encontrar animais marinhos é acionar o Corpo de Bombeiros, pelo 193, a Polícia Ambiental, pelo telefone (13) 3841 2410 ou o Departamento de Ecologia e Pesca da Prefeitura, pelo telefone (13) 3842 7000.
Fonte: Diário de Iguape (acessado em 16/01/2012)