Telemedicina veterinária é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária

Resolução com o regramento para atuação à distância será divulgada em breve e Regional prepara mecanismos de fiscalização
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aprovou, na última quarta-feira (08/06), durante a 359ª Sessão Plenária Ordinária, realizada no Rio de Janeiro, resolução que regulamenta a prática de telemedicina no Brasil. A norma será publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU) e entrará em vigor a partir de 1º de julho.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, a aprovação traz avanços para a Medicina Veterinária e atende a uma expectativa da sociedade, ampliada nos últimos anos com o advento da pandemia da Covid-19.

“As novas tecnologias e inovações são uma realidade atual e a Medicina Veterinária não poderia ignorá-las. A norma é um marco para a profissão e vem para alinhar os limites éticos desta prática. O Regional está acompanhando os detalhes do texto a ser publicado nos próximos dias pelo CFMV para que possa orientar adequadamente os profissionais de São Paulo”, destaca Mossero.

A nova resolução definirá os parâmetros e requisitos necessários para a prestação de serviços médico-veterinários de forma virtual e trará a diferenciação de termos como teletriagem, teleorientação, telediagnóstico, telemonitoramento, entre outros relacionados. Casos de emergência e urgência não poderão ser objeto de teleconsulta.

Além de resguardar a sociedade, a norma dará segurança jurídica aos profissionais que desejam exercer a telemedicina veterinária no País em conformidade técnica, legal e ética, seguindo os preceitos do Código de Ética do Médico-veterinário (Resolução CFMV nº 1.138/2017).

Regulação e fiscalização

É importante ressaltar que, enquanto a resolução estabelecendo as regras para a telemedicina veterinária não estiver em vigor, permanece a vedação da teleconsulta em território nacional, sendo passível de fiscalização, multa e processo ético-profissional.

“Somente com a norma publicada será possível aos profissionais atenderem aos critérios para a prática de forma ordenada. Já estamos alinhando também adequações no modelo de fiscalização atual e investimentos para ampliação do monitoramento da atuação dos médicos-veterinários neste modelo. É uma transformação digital para a qual o Regional também está se preparando”, destaca o presidente do CRMV-SP.

Assim que a norma for publicada na íntegra, o Regional dará ampla divulgação, por meio de materiais orientativos, a respeito do que será possível ou não ser feito por meio da telemedicina durante a atuação profissional na Medicina Veterinária.

Relacionadas

mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
Dr. Carlos Eduardo Larsson está sorridente, sentado, usando óculos, terno e gravata.
grupo de autoridades em pé pousando para foto no lançamento do Comitê Uma Só Saúde.
imagem da campanha um elo pela vida mostrando uma mão segurando uma pata de cachorro.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40