Tendências para quem deseja empreender em 2017

Um novo ano traz consigo novos objetivos, sonhos e desejos. Este é o momento ideal para que os planos saiam do papel e que se faça o investimento em um negócio próprio. Contudo, antes de ser tomada qualquer decisão, o profissional deverá fazer um bom planejamento financeiro e diversas pesquisas de mercado. “Qualquer previsão para o ano de 2017 deve ser efetuada com cautela, já que estamos passando por um momento político e econômico delicado”, disse a consultora de marketing e vendas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), Cássia de Freitas Mendonça Godinho.

Apesar do cenário de recessão observado no País, da queda na renda e nos investimentos e elevadas taxas de desemprego, há produtos e serviços que crescem em momentos de crises. Nestas ocasiões, o ideal é aproveitar para inovar, deixando de lado a ineficiência. “Prevalecerão as empresas que souberem administrar bem as suas finanças, fidelizarem clientes e parceiros e que ofereçam mais do que um produto de qualidade, afinal, este quesito é básico para a permanência no mercado”, enfatiza a consultora.

O comércio para pets segue otimista. Segundo Cássia, há alguns tipos de negócios que se comportam como uma moda e por isso exibem grandes variações entre um ano e outro, como é o caso das esmalterias, paleterias e docerias de cupcakes. “Isso não ocorre com o segmento de animais de estimação. Quanto menor a quantidade de filhos em uma família, maior é o número de pessoas que investem na saúde e bem-estar dos seus animais de companhia. Eles não são meros consumidores. Na atualidade existe uma relação afetiva e duradoura entre os seres humanos e os seus pets. Assim, as oscilações deste mercado tendem a ser menores se comparadas a outros setores”, conta.

Os desafios

Primeiramente, é preciso encontrar uma demanda não atendida, montar um modelo de negócios viável e rentável e investir em um bom diferencial competitivo. Treinar a equipe e zelar pelo bom atendimento também são quesitos fundamentais. “Muitas empresas quebram porque se esquecem desses pontos básicos. Por falta de tempo, conhecimento ou capital para investir, os empresários improvisam demais e passam a viver para “apagar incêndios no negócio”, diz Cássia. O ideal é que diariamente o profissional estabeleça algumas horas para administrar a empresa, estude os indicadores registrados e os analise com uma visão estratégica e empresarial.

Estratégias de relacionamento

Segundo Cássia, um bom relacionamento deve ser pautado pelo conhecimento e interação com os clientes, afinal, não há como se comunicar bem com uma multidão desconhecida. Isso significa que aquele e-mail padrão, enviado para uma base com mais de mil clientes, simplesmente não funciona. “Também não existirá retorno dos contatos efetuados pelas redes sociais se a empresa apenas postar informações sobre a sua própria atuação. É preciso pensar na pessoa que receberá a informação, conhecer para dialogar”, explica Cássia.

O cadastro do cliente deve ser abrangente e além de conter as informações básicas, como nome, endereço, telefone e data de aniversário, também deve incluir dados sobre as compras, produtos adquiridos, quantidades, preferência em relação a serviços e horários, temas que o consumidor mais se interessa e os veículos em que ele busca informações. “Com esses dados o profissional poderá estabelecer uma estratégia para oferecer os melhores produtos, com os melhores preços, de forma exclusiva, fazendo com que o cliente se sinta único e especial”, ensina a consultora do Sebrae-SP.

Apostar em bons conteúdos para redes sociais e enviar e-mails personalizados e individuais são tiros certeiros. “Imagine a pessoa recebendo uma mensagem com informações relevantes sobre raça, porte e idade do seu pet? Essas atitudes geram encantamento e fidelização”.

* As dicas foram dadas por Cássia de Freitas Mendonça Godinho, consultora de marketing e vendas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
A imagem mostra o Guia Prático de Maus-tratos a Cães e Gatos em um celular.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA