Depois de ser torturado, um tamanduá-bandeira foi arrastado por um carro na noite de quarta-feira, no Parque da Cidadania, zona norte de Rio Preto. Segundo a polícia, os torturadores teriam amarrado o rabo do animal na traseira de um carro e arrastado o bicho por dois quarteirões. Parte dos pelos do bicho ficou no asfalto.
O animal, que foi atropelado antes de ser torturado, tem aproximadamente dez anos e pesa 15 quilos. Apesar dos graves ferimentos nos olhos, patas e pernas, o tamanduá sobreviveu. Moradores do Parque da Cidadania que viram as cenas denunciaram a tortura. O bicho foi capturado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital veterinário da Unirp.
De acordo com a médica veterinária Tatiana de Andrade Cruvinel, o animal teve um olho perfurado e corre risco de ficar cego. “Ele chegou aqui todo ensanguentado. Estamos fazendo de tudo para ele sobreviver e superar as dores”, diz a veterinária.
191 animais são capturados
Pelo menos 191 animais foram capturados neste ano em Rio Preto. De acordo com a Polícia Ambiental, na maioria das vezes, o bicho está a procura de abrigo.
O tenente Alessandro Daleck da Polícia Ambiental afirma que na época das queimadas é comum encontrar animais perdidos na área urbana. Os mais comuns são jiboia, gambá, sagui, jabuti e tamanduá.
De janeiro até agora, foram capturados 13 tamanduás. Desses, quatro eram da espécie mirim e o restante, bandeira. Na terça-feira, um tamanduá-mirim que havia fugido do Bosque Municipal foi recapturado em uma casa no bairro São Deocleciano. O animal não sofreu ferimentos.
Fonte: Jornal Bom Dia Rio Preto (acessado em 11/06/10)