Três cursos de Medicina Veterinária são acreditados com excelência pelo CFMV

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) divulgou nesta quarta-feira (06/12) o resultado do primeiro ciclo de Acreditação de Cursos de Medicina Veterinária, projeto do CFMV com o objetivo de contribuir para a qualidade da formação dos médicos veterinários.

Os cursos de graduação de três Instituições de Ensino Superior foram acreditados com excelência: Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) – campus de Botucatu, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade de São Paulo (USP) – campus São Paulo. As Resoluções CFMV nº 1.174/2017 (Unesp/Botucatu), nº 1.189/2017 (USP) e nº 1.190/2017 (UFLA) foram publicadas no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06/12).

Os selos de “Acreditado com Excelência” terão validade de cinco anos para as três IES durante o período de 6 de dezembro de 2017 a 5 de dezembro de 2022. Os certificados serão entregues pelo presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, aos representantes das instituições na próxima semana.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembra que o Conselho Federal sempre esteve preocupado com a qualidade do ensino da Medicina Veterinária e, por isso, desencadeou diversas iniciativas, nos últimos anos, de forma a promover uma formação de excelência aos futuros médicos veterinários.

“A Acreditação foi um trabalho árduo do CFMV e da sua Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária e que teve um resultado significativo. Nós parabenizamos as três Instituições acreditadas e agradecemos por terem confiado no trabalho do CFMV”, afirmou Arruda.

O presidente do CFMV lembra que esse é apenas o início de um processo que pretende induzir a melhoria do ensino da Medicina Veterinária nas demais Instituições de Ensino Superior do país.

“Esperamos que isso possa se difundir para as demais instituições e que, no próximo ano, tenhamos novos cursos acreditados para que os jovens tenham sua formação profissional com qualidade de forma a desenvolver competências importantes como a liderança”, afirmou Arruda.

O presidente da CNMEV/CFMV, Felipe Wouk, comemora o nível de qualidade das instituições acreditadas neste primeiro ciclo. “Elas se equiparam às melhores escolas da Europa e da América do Norte. E a partir do momento em que as escolas que influenciam o ensino da Medicina Veterinária se dispõem a sofrer uma avaliação externa isso é indutor para que outras escolas venham se submeter a esse processo”, acredita.

Sobre o processo

Atualmente o Brasil apresenta uma realidade única no mundo, já que possui mais de 300 cursos de Medicina Veterinária. A Acreditação do CFMV visa estabelecer e assegurar critérios regionais de qualidade de cursos de graduação para a melhoria permanente da formação em Medicina Veterinária, necessária para a promoção do desenvolvimento da educação e da promoção da profissão no país.

O presidente da CNMEV lembra que a política de acreditação de cursos teve início a partir de uma recomendação da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), que percebeu que o Sistema Oficial de Avaliação não discriminava a qualidade das instituições com precisão.

O instrumento e os critérios de avaliação foram discutidos por diversos meses, até se chegar à fase experimental da acreditação, que contou com visitas-piloto a três instituições. “Foi um processo mais que testado, em que foram feitas modificações e ajustes até se consolidar”, esclareceu Wouk.

No site acreditacao.cfmv.gov.br você encontra todos os critérios e normas da Acreditação de Cursos da Medicina Veterinária.

Selos de qualidade

O Selo de Acreditação emitido pelo CFMV serve como referência para gestores educacionais, docentes, a sociedade em geral e sobretudo, estudantes que buscam cursos com qualidade comprovada.

O resultado é publicado em forma de resolução no Diário Oficial da União e o curso acreditado recebe um Certificado de Acreditação do Curso.

Texto: Assessoria de Comunicação do CFMV/Por Carolina Menkes.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40