A Triângulo do Sol renovou a parceria com a Apae de Matão para o projeto Companhia Cão em Ação, que preza pela qualidade de vida de alunos com necessidades educacionais diferenciadas. O projeto atende a 53 alunos que, divididos em turmas, participam de atividades monitoradas por uma equipe multidisciplinar no desenvolvimento da comunicação, socialização e memória dos participantes.
Segundo a fonoaudióloga da equipe, Thais Baldan Camargo, o apoio da Triângulo do Sol é fundamental para a continuidade do Companhia Cão em Ação, um projeto inovador na região de Matão. “Nós trouxemos essa alternativa de terapia para a cidade em 2007devido à adaptabilidade dos pacientes e aos bons resultados. Com o apoio, mantemos o adestrador, o material de consumo e material para as atividades”, disse.
A fisioterapeuta Marlene Schiavetto lembra que os resultados das sessões são perceptíveis. “Cada um tem seu tempo, suas limitações, mas percebemos a evolução de cada um deles na comunicação, socialização, coordenação motora e memória. Eles adoram.”
Todas as sessões são acompanhadas pela psicóloga da equipe Paula Poleto, que acompanha a interação das crianças com os animais e identifica eventuais alterações de comportamento. “Elas são muito transparentes e percebemos se algo mudou na rotina delas no jeito com que lidam com os cães ou respondem à terapia”.
A equipe também é composta pelo adestrador José Carlos Porto. Além de cuidar dos cães durante as sessões, ele faz a seleção em caso de desistência de algum animal. Hoje, a Companhia Cão em Ação conta com dez animais voluntários, todos vermifugados e devidamente acompanhados com visitas quinzenais ao veterinário. “É muito gratificante. A gente chega aqui e percebe que nossos problemas são muito menores. Vim para cá para aprender a viver”, revelou Porto.
Fonte: Portal Nacional (acessado em 06/08/10)