A União Brasileira de Avicultura (Ubabef) apresentará dia 25, na abertura do 22º Congresso Brasileiro de Avicultura, em São Paulo, um documento com 63 proposições para a superação de gargalos na infraestrutura logística e que afetam o setor avícola.
“As expectativas são de um grande crescimento no consumo mundial de carne de frango nos próximos anos. Mas ainda enfrentamos muitos entraves logísticos no transporte de produção, tanto nas rodovias e ferrovias quanto nos portos. É uma ameaça à competitividade. De nossa parte procuramos, além de mapear os problemas, sugerir soluções”, destacou o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra.
O trabalho foi realizado a partir de consultas detalhadas junto aos associados da Ubabef e workshops coordenados pelo diretor financeiro e administrativo da entidade, José Perboyre Ferreira Gomes. Além de empresas do setor avícola, a pesquisa envolveu também segmentos importantes na área logística, como representantes de empresas de transporte marítimo e operadores portuários.
“Essa ação multidisciplinar foi fundamental para conseguirmos harmonizar posicionamentos entre todas as empresas envolvidas no processo de exportação e no mercado interno. A expectativa agora é de que tenhamos soluções de curto prazo para as demandas do setor. No caso de demandas de médio e longo prazo, buscaremos acompanhamento com reuniões junto ao poder público”, afirma Perboyre.
Segundo levantamentos, o custo logístico do Brasil equivale a duas vezes o custo dos EUA. De acordo com a Ubabef, estima-se que 12% da receita das exportações se percam com gargalos de infraestrutura.
“O Brasil é o maior exportador e o terceiro produtor mundial de carne de frango. Mas não podemos nos acomodar com essa posição. A concorrência no mercado internacional é feroz, e irá aumentar ainda mais. Enquanto isso, importantes concorrentes nossos, como os Estados Unidos, não apresentam tamanha desvantagem na logística. Países emergentes como China e Índia crescem e ganham competitividade pelos investimentos que vêm fazendo, enquanto o Brasil parece estagnado”, frisou o presidente executivo da Ubabef.
O documento destaca a necessidade de aumento do calado em alguns portos, além de ampliação de terminais de cargas; expansão de linhas ferroviárias para o escoamento da produção de grãos; e revisão de valores de pedágios para transporte de carga em rodovias, entre outras medidas. As proposições da Ubabef também incluem sugestões para racionalização de processos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Ubabef