A sexta-feira, 26 de abril, foi um dia de celebração para a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, campus de Botucatu. A Sessão Solene da Congregação, em comemoração aos 50 anos da unidade, contou com a presença do vice-presidente do CRMV-SP, Dr. Mário Eduardo Pulga; do conselheiro do CRMV-SP, Dr. Márcio Rangel de Mello; do Prof.º Dr. e conselheiro do CRMV-SP, José Rafael Modolo; do reitor da Unesp e de vários ex-diretores da unidade. Foram homenageadas pessoas e instituições que contribuíram para que a FMVZ completasse cinco décadas de atividades como uma instituição de excelência em suas áreas de atuação.
Logo após, aconteceu o coquetel de lançamento do livro “O Sonho Possível – 50 anos da FMVZ – Unesp/Botucatu”. Em quase duzentas páginas, a obra traça a história da luta dos botucatuenses para conseguir a criação da instituição e dos anos iniciais da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Aborda, ainda, os tempos em que a faculdade funcionava no chamado “Morrinho”, a criação da Unesp, a estruturação da FMVZ e apresenta um panorama atual das atividades da unidade.
O livro é composto por textos assinados por convidados, com destaque para o dramaturgo e novelista, Alcides Nogueira, e para o escritor e jornalista, Hernâni Donato. O primeiro relata como um jovem botucatuense recebeu as mudanças que a faculdade provocou no tecido social da Cidade dos Bons Ares. Já o texto de Donato, o último escrito por ele, relata um episódio pitoresco na luta de Botucatu pela instituição de ensino.